Política

Reeleição para presidente da Alba pode ser vetada na próxima semana

Imagem Reeleição para presidente da Alba pode ser vetada na próxima semana
Deputados defendem "democracia" para cargos da mesa diretora   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 03/12/2013, às 20h16   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)



Em clima mais ameno que o de costume, o deputados estaduais aprovaram três projetos no fim da tarde desta terça-feira (3), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Após uma semana sem votação, duas matérias do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e uma do Executivo foram aceitas sem muita discussão. Apenas a tentativa de colocar em pauta o projeto do Voto Aberto, de autoria de Luiza Maia (PT), causou alvoroço entre os parlamentares.

A tentativa foi frustrada, mas na próxima terça-feira (10) já está em pauta a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 129/2013, que acaba com a reeleição para a Mesa Diretora da Alba. Isso inclui o poder do presidente Marcelo Nilo (PDT). O clima promete ser tenso já que o debate vem se perdurando desde o mês de maio, quando o petista Rosemberg Pinto deu entrada na proposta, encabeçada pelos líderes do governo, José Neto (PT), e da oposição Elmar Nascimento (PR).

De acordo com os parlamentares trata-se de uma proposta “a favor da democracia” possibilitando que outros parlamentares possam assumir o cargo. Já o voto aberto ficou sem data para apreciação.

Dentre os aprovados desta terça estão o que dispõe sobre a política estadual da pessoa idosa, de autoria do Executivo, que dentre outras, assegura a prestação de serviços e o desenvolvimento de ações voltadas para o atendimento de necessidades básicas, participação social com atividades que estimulem o convívio com a família e a sociedade.

Do TCE, os parlamentares aprovaram o projeto de lei 20.491/2013 que altera a lei 7.879/2011. Nela, os vencimentos básicos dos cargos do órgão passam a serem constantes, incorporados aos alterados conforme a decisão, baseados em uma tabela do órgão. A matéria complementar 116/2013 altera a lei complementar 005/1991 e a lei 7.879/2001, que entre outras, cria 81cargos de analista de controle externo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp