Política

Direito à internet é tema de debate na UFBA na próxima segunda-feira (9)

Publicado em 08/12/2013, às 23h40   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A partir de uma estratégia para pressionar o Congresso Nacional a aprovar a neutralidade da rede através da regulamentação do marco civil da internet, uma comissão especial composta por dois deputados baianos resolveu agitar a pauta de votação da Câmara dos Deputados com a discussão sobre a PEC 479/10, que dispõe sobre a inclusão do direito à internet na constituição brasileira. Na próxima segunda-feira (9), às 19h, no auditório 2 da Faculdade de Educação (UFBA), no Vale do Canela, os deputados Amauri Teixeira e Antônio Imbassahy deixaram um pouco de lado a disputa partidária para marcharem unidos pela inclusão do direito à internet no Art. 5° da Constituição.

Além dos parlamentares, vão participar da audiência vários ativistas da rede, a exemplo da jornalista paulista Bia Barbosa, o educador Nelson Pretto e o ativista Yuri Almeida, entre outros convidados, como o vice-presidente da ABI, Ernesto Marques e o teórico Messias Bandeira. Para o deputado petista, fomentar o debate do direito à internet coloca contra a parede as empresas de comunicação que fornecem o serviço precário de Banda Larga para a população. "Queremos internet de qualidade para todos. Não é só o acesso, mas, o acesso com internet banda Larga. Para isso, precisamos incluir na constituição que a internet é um direito de todos, inclusive, de quem não usa", explicou.

O petista é o relator da PEC 479/10 e prevê que a emenda será aprovada por unanimidade no Congresso Nacional. "Estamos preparando um relatório com a visão sobre o tema de vários profissionais, ativistas e teóricos do tema. Na Bahia, por exemplo, tivemos uma contribuição singular do papo da cibercultura, o professor André Lemos", comemorou Amauri.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp