Política

Autoridades decretam que Lajedinho terá de ser reconstruída

Imagem Autoridades decretam que Lajedinho terá de ser reconstruída
Ministro da Integração nacional e secretário da Casa Civil falaram de planos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 10/12/2013, às 09h04   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A tragédia de Lajedinho obrigará as autoridades a promover uma reconstrução quase que completa da cidade. O fato foi atestado pelo ministro da Integração nacional, Francisco Teixeira, e pelo secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, em visita à cidade na companhia do governador Jaques Wagner na tarde desta segunda-feira (9).
Após a morte de 12 pessoas até agora e centenas de casas atingidas, o município de cerca de 4 mil habitantes tem um rastro de destruição e tristeza em diversas ruas. O foco das autoridades é a destruição e reconstrução das residências que ficam à margem do córrego que represa o Rio Saracura, além do alargamento deste mesmo canal, para que em uma eventual cheia tenha condições de suportar a vazão das águas.
As residências serão remanejadas para uma área mais alta da cidade, e forma que não seja possível uma nova enchente destruir as casas. “Amanhã (terça, 10) vem uma equipe de engenharia para fazer o levantamento, tecnicamente, de qual tipo de canal pode ser feito aqui. O canal tem que ser alargado. Depois disso, temos que retirar, projetar e construir as novas casas no alto”, explicou Rui Costa.
Já o ministro atesta que Lajedinho precisa ser “repensada”. Ele defende um projeto totalmente novo de drenagem urbana, devolução do curso do Saracura ao curso original e aumento da calha do canal para que dê condições de suportar as cheias eventuais. “Até mesmo os prédios municipais vão ter que sair de onde estão e ir á para o alto. A Prefeitura e o mercado municipal, por exemplo, foram muito danificados”.
A quantidade de recursos ainda não está definida, porém, para promover a reconstrução da cidade. Teixeira explica que a responsabilidade pelo início do processo é do Governo do Estado, que deverá fazer um projeto técnico e apresentar ao Ministério. A partir daí, começará o processo de negociação para definir as contrapartidas financeiras e só então dar início às intervenções. Para Rui Costa, o projeto elaborado pelos técnicos do estado deverá estar pronto até a semana que vem.

Publicada no dia 9 de dezembro de 2013, às 17h38

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp