Política

Exclusivo: Agerba vai perder poder

Imagem Exclusivo: Agerba vai perder poder
Agência vai atuar somente na fiscalização dos setor de transportes  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/02/2011, às 13h03   Jota Júnior



A agência estadual que regula o setor de transportes, energia e comunicações, a Agerba, vai perder grande parte do poder que detém atualmente, informou ao Bocão News, em primeira mão, o vice-governador Otto Alencar (PP), secretário de Infraestrutura do governo Jaques Wagner. O sinal das mudanças no órgão foi dado ainda nesta quarta-feira (16), com a exoneração do atual diretor geral da Agerba, Renato José Andrade. Em seu lugar, assume o advogado Eduardo Pessoa, ligado a empresas de ônibus que possuem concessão para linhas intermunicipais.

Segundo Otto, a Agerba será desmembrada e vai deixar de atuar na regulação dos serviços em energia e comunicações. A atividade do órgão ficará restrita apenas à fiscalização do setor de transportes no estado. A agência perderá também o direito de distribuir concessões de linhas, que caberá somente à Secretaria de Infrestrutura (Seinfra). As mudanças são parte da reforma administrativa que Jaques Wagner vai enviar à Assembleia Legislativa, provavelmente, após o Carnaval.

Troca de comando – Ainda de acordo com Otto, a escolha de Eduardo Pessoa para o cargo foi uma indicação do governador. “Eu o entrevistei, olhei seu currículo e vi que ele tinha compatibilidade para a função, cuja legislação é complexa”, afirmou. Em tempo: um dos principais nomes do PP na Bahia, o deputado estadual Ronaldo Carletto, é sócio de várias empresas de transporte intermuncipal.

 O vice-governador negou que a escolha do novo diretor geral da Agência tenha por objetivo barrar uma eventual ingerência do ministro das Cidades, Mario Negromente (PP), no órgão, que atua também na fiscalização do sistema ferry-boat operado pela empresa TWB.

Nos bastidores, especulações apontam para uma briga interna no PP baiano, que colocou Otto e Negromonte em rota de colisão, já que o ministro estaria manobrando para isolar o vice-governador no partido.

Para marcar território, Otto teria iniciado uma limpa nos cargos ocupados por aliados de Negromonte no governo do estado. É tanto que o ex-diretor geral da Agerba, ligado ao deputado federal Marcos Medrado (PDT), continua com função de destaque na agência – assumiu a Diretoria de Pesquisas e Tarifas. Medrado e Negromente vivem em guerra fria desde que o ministro conseguiu apear o deputado do alto escalão do PP.

A reportagem do Bocão News tentou, sem sucesso, falar com o ministro Mário Negromonte e o deputado Marcos Medrado. Nenhum dos dois atendeu o celular nem retornou as ligações.

Foto: Edson Ruiz/ Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp