Política

Inema diz que não há mais contaminação no Porto de Aratu após acidente

Imagem Inema diz que não há mais contaminação no Porto de Aratu após acidente
Instituto fez verificações dois dias. No segundo, já não havia mais nada  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 28/12/2013, às 13h36   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Inema divulgou que, nos dias 19 e 20 de dezembro de 2013, realizou coleta de amostras da água do mar na região circunvizinha ao Porto de Aratu, local onde um barco explodiu enquanto descarregava gás propano na semana passada. A ação teve como finalidade verificar a extensão da contaminação por óleo decorrente do acidente.
Em todos os pontos monitorados no dia 19 foram encontrados concentração de Hidrocarbonetos – TPH (parâmetro utilizado nas avaliações ambientais, quando se pretende verificar contaminações provenientes de vazamentos de óleo combustível e outros) sendo que o ponto com a maior concentração (370 mg/l) situava-se na entrada do canal de acesso a baía de Aratu em frente ao terminal; e o de menor concentração (menos de 1/10 do valor maior – 21,7 mg/l) na região da Ilha de Maré na localidade conhecida como Praia das Neves.
Os resultados indicaram que as maiores concentrações do produto derramado estavam situadas na área próxima ao Porto e o canal de Cotegipe, constatação esperada, considerando o padrão de circulação da água na área.
Em nova coleta realizada no dia 20/12, nos quatros pontos mais críticos observados na coleta anterior (dia 19), não foi mais detectada contaminação por Hidrocarbonetos – TPH (abaixo do limite de quantificação do método).

Publicada no dia 28 de dezembro de 2013, às 08h07

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp