Política

Ministro da Saúde faz uma série de inaugurações em Salvador

Publicado em 18/02/2011, às 09h58    Maiana Brito



Em primeira visita à Bahia como ministro da Saúde, Alexandre Padilha fez uma verdadeira maratona nesta sexta-feira (18), em Salvador. No começo da manhã, junto com o governador Jaques Wagner e o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, ele fez a entrega simbólica de 34 novas ambulâncias do SAMU, que vão beneficiar 14 municípios baianos. Para o ministro, o ato não se trata de uma simples distribuição de viaturas, mas a ampliação do atendimento de urgência e emergência.


Fotos: Edson Ruiz // Bocão News

Além das cidades que vão receber as ambulâncias – Feira de Santana, Eunápolis, Camaçari, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista, Itagimirim, Itabela, Catu, Jequié, Alagoinhas, Belo Campo e Cruz das Almas – está Jacobina, o que representa a extensão do serviço a mais uma região da Bahia. Segundo o secretário Jorge Solla, há um grande esforço do governo para esta ampliação, que é um projeto vitorioso em benefícios para a população. De acordo com Wagner, não há comparação em termos de cobertura do SAMU, que há quatro anos atendia apenas 2.500 pessoas. Atualmente, a assistência chega a 7,8 milhões de pessoas, segundo o governador. Wagner destacou também a importância dos agentes. “Eles são formiguinhas no projeto de melhorias no sistema de saúde na Bahia”.


Antes da entrega das chaves, uma comissão dos funcionários do SAMU se reuniram com o ministro e entregou a pauta de reivindicações, depois fez uma pequena manifestação no estacionamento da Reitoria da UFBA, onde ergueram faixas em protesto à falta de atenção da prefeitura.

Em relação à greve anunciada para quarta-feira da próxima semana, Alexandre Padilha lembrou que o problema não é generalizado, mas específico de Salvador, caracterizado por questão de relação trabalhista. “Quanto a isso, o que eu posso fazer é conversar com o secretário municipal de Saúde (Gilberto José) e fazer um apelo que para que ele se solidarize e valorize os trabalhadores, já que eles são de extrema importância para a população”.

Como parte da programação, o ministro e o governador inauguraram mais uma unidade da Farmácia Popular do Brasil – Farmácia da Universidade, ao lado da Residência Universitária, no Canela. A unidade contribuirá para a formação dos alunos do curso de Farmácia, que vão ter a oportunidade de estagiar e aplicar técnicas aprendidas na faculdade. Em seguida, a comitiva seguiu para o prédio do UnaSUS (Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde), na Federação, que também foi inaugurado. Após descerrar a placa, os três visitaram as instalações e encerraram as atividades.


Dengue – Outro ponto alto da pauta foi a campanha de conscientização no combate à dengue. Em todos os discursos, destaque para a necessidade da mobilização social. “Estamos empenhados na qualificação de pessoa e dos serviços para amansar a epidemia, mas não tem ferramenta mais eficaz do que a vontade da população”, diz o secretário Jorge Solla.

O ministro completou, afirmando que é preciso uma mudança de hábito e que o pulso dos atores políticos é importante no trabalho de conscientização da população. Inclusive, sugeriu que cada prefeito se reúna com empresários e lideranças religiosas em cada um dos municípios para que eles invistam e ajudem esta campanha. “A gente não entra nas casas das pessoas, mas a palavra, as embalagens dos produtos sim”.


De acordo com Alexandre Padilha, 80% dos focos dos mosquitos transmissores da doença estão dentro das residências, mas os agentes tem dificuldades no acesso, pois os moradores resistem em permitir a entrada do pessoal. Outra informação importante é o fato de a maioria dos óbitos ter sido na rede privada, não na pública, que agora oferece a prova do laço, o qual mostra na hora se a pessoa está infectada ou não.

Wagner fez um alerta: “Dengue não tem vacina. Tem que ser prevenida. Todos nós temos que querer combater”. Ele anunciou ainda que até o final do mandato quer ampliar para seis o número de centros regionais para atendimento emergencial no estado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp