Política

Paulo Fontana: Sucop estava sucateada e as pessoas desmotivadas

Imagem Paulo Fontana: Sucop estava sucateada e as pessoas desmotivadas
Secretário de Neto fecha o cerca contra empresas “ruins”  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 14/01/2014, às 10h37   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Infraestrutura e Defesa Civil de Salvador, Paulo Fontana, informou que um dos sentidos da Avenida Vasco da Gama será totalmente interditado, na próxima quarta-feira (15), para realização do recapeamento asfáltico.

A operação será iniciada às 20h e segue até às 6h da quinta-feira (16). Durante a intervenção os ônibus serão desviados para outras vias e na outra via será improvisada uma “mão dupla”. A Transalvador enviará nota nas próximas horas explicando todo o procedimento.

Em entrevista ao apresentador José Eduardo, na tarde desta segunda-feira (13), no programa Se Liga Bocão da rádio Itapoan, Fontana reafirmou que a orientação do prefeito ACM Neto é fechar o cerco e coibir toda a intervenção danosa à cidade.

O secretário se refere às obras de empresas como Embasa e Bahiagás que ao realizar serviços perfuram a rua e nem sempre reparavam os prejuízos. Agora, segundo Fontana, não tem negócio. “Para se fazer qualquer intervenção é preciso assinar um contrato no qual a empresa se compromete a pagar, pelo preço de mercado, qualquer serviço”.

Durante muito tempo, lembra o chefe da pasta, estas empresas se beneficiaram de uma administração negligente, contudo, agora, é preciso ter consciência e responder por tudo que for feito. Não são raros os exemplos de buracos em calçadas ou vias públicas deixados após a realização de obras da Embasa, por exemplo.

Fiscalização

Fontana reconheceu a dificuldade de fiscalizar todas as obras de recapeamento e operações tapa-buracos. Ele citou como exemplo a intervenção que precisará ser refeita de Amaralina ao antigo clube Português na Pituba devido ao serviço mal feito.

De acordo com o secretário, como em todo negócio existem boas empresas e empresas ruins. “As ruins temos que colocar diversos fiscais”.

Obras

Ainda durante a entrevista, Paulo Fontana revelou as novas obras que serão realizadas. Segundo ele, não se pode afirmar que a prefeitura está cuidando apenas das áreas nobres da cidade. Existem intervenções em praticamente todos os bairros e o planejamento congrega todos.

Anunciou a realização da requalificação da orla de Paripe, Tubarão e de outras áreas da Suburbana.

Crítica

Embora não tenha revelado a quantidade de recursos aplicados pela pasta, o secretário bateu forte nos antigos gestores: “Salvador parecia que tinha sido atingida pela bomba de Hiroshima”.

Ele afirma que a Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop) estava totalmente sucateada, com os funcionários desmotivados e sem condições de trabalho. Atualmente, subprefeito do Subúrbio Ferroviário, Sosthenes Macedo foi um dos superintendentes da gestão passada.

Ainda no âmbito das críticas, Paulo Fontana fez coro com os que defendem que além da boa gestão pública existe uma necessidade de cobrar das próprias pessoas que exerçam a cidadania e cuidem da cidade. 

Nota originalmente postada às 19h do dia 13

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp