Política

Criação de vagas diminui déficit do sistema prisional baiano

Publicado em 17/01/2014, às 18h53   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O sistema prisional baiano terá mais 3.822 vagas com a construção de sete novas unidades prisionais e ampliação de outras quatro. O contrato para as obras, orçadas em R$ 150,9 milhões, foi assinado nesta sexta-feira (17), na Governadoria, pelo governador Jaques Wagner e o secretário de Administração Penitenciária, Nestor Duarte.

Atualmente, a população prisional tem 12.300 pessoas para 9 mil vagas. Com as novas 3.822 vagas, o déficit de espaço nos presídios será superado, restando ainda 522 vagas que serão preenchidas com parte dos presos em delegacias. Os municípios beneficiados são Salvador, Itabuna, Vitória da Conquista, Barreiras, Irecê, Brumado, Paulo Afonso e Juazeiro. 

“Com esta assinatura, nós vamos dobrar o número de vagas que nos tínhamos em 2007, um avanço significativo. Fizemos um investimento de R$ 150 milhões e estamos abrindo mais vagas. O fato é que com esta ampliação poderemos tirar os presos das delegacias para que os agentes e delegados fiquem liberados para desenvolver suas funções, que é investigação de crimes e não ficar custodiando presos”, disse Wagner.

Desde 2007, já houve a criação de 3.070 vagas que envolveram os municípios de Salvador, Feira de Santana (contando com a segunda etapa, em vias de ser entregue), Eunápolis, Itabuna e mais cinco mini-presídios. Com a assinatura desse contrato, o número de novas vagas chegará a 6.892.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp