Política

Nova Constituinte completa 28 anos e cobra atenção para sair da lama

Imagem Nova Constituinte completa 28 anos e cobra atenção para sair da lama
Líder comunitário, Arnaldo Anselmo fala sobre as dificuldades do bairro  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 24/01/2014, às 06h57   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)


FacebookTwitterWhatsApp

A localidade da Nova Constituinte, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, completa 28 anos de existência. A luta histórica da comunidade por melhorias, os avanços alcançados e os próximos objetivos foram destacados pelo líder popular Arnaldo Anselmo de Oliveira.
Segundo o levantamento da Conder, atualmente 12 mil pessoas e 2,7 mil famílias residem na comunidade. Há 25 anos no bairro, Arnaldo Anselmo relata a transformação da comunidade.
“Quando cheguei não tinha nada. Estava em processo de formação da comunidade e avançamos muito. Ainda precisamos avançar em muita coisa. A Nova Constituinte estacionou no tempo um pouco, mas também tivemos muitas conquistas durante esses 25 anos de luta”, declarou Arnaldo Anselmo.
Apesar de relatar “poucos avanços”, o líder comunitário apontou dificuldades, principalmente, na educação e no transporte público. “A situação da saúde é precária, mas já foi muito pior. Antes não tínhamos médicos. Hoje, pelo menos temos uma dentista e dois médicos”, declarou.
Sobre a educação, comemorou uma das primeiras ações do prefeito ACM Neto, que foi assinar a Ordem de Serviço para a construção de uma escola municipal. 
“Ficamos felizes porque logo no dia 3 de janeiro, ele (o prefeito ACM Neto) nos deu essa boa notícia. A previsão é que seja inaugurada ainda este ano. Estamos esperando porque a população precisa muito. Só temos uma escola comunitária com capacidade de atender 120 crianças. Para atender um universo de 2.700 famílias, sem dúvidas, é muito pouco”, lamentou.
Entre as conquistas, Anselmo cita as obras do Programa de Aceleração do Crescimento, que tirou, literalmente, a comunidade da lama.
“Vivíamos na lama e essa obra do PAC ajudou muito. Foram quatro ruas asfaltadas. Mas tudo tem um porém. Pelo projeto, seriam mais de 80 ruas asfaltadas e em alguns locais ainda temos dificuldades”, ponderou.
Segundo Arnaldo Anselmo, a comunidade amarga uma enxurrada de promessas e projetos que nunca se concretizam. “Fica todo mundo meio que sem esperanças, sabe? Em um momento parece que os olhos do Governo do Estado e da Prefeitura estão voltados para a Nova Constituinte. Vários projetos são feitos, mas as coisas não acontecem. Eu e o vereador Suíca, que representa a comunidade, continuaremos nessa luta. Não vamos desistir”, lamenta. 

Publicada no dia 23 de janeiro de 2014, às 18h49

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp