Política

Acessibilidade na Câmara dos Deputados

Imagem Acessibilidade na Câmara dos Deputados
Casa teve que instalar elevador para parlamentares com necessidades especiais  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 21/02/2011, às 21h03   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp


Na última eleição, três cadeirantes foram eleitos para Câmara dos Deputados: Rosinha da Adefal (PTdoB-AL), Walter Tosta (PMN-MG) e Mara Gabrilli (PSDB-SP). A única tucana do grupo chegou ao Congresso Nacional ciente de que precisa lutar para conseguir espaço. Mara Gabrilli, que teve mais de 160 mil votos, se recusou a ser carregada para usar o púlpito do plenário.

Depois disso, foi instalado um elevador que auxilia o acesso dos portadores de necessidades especiais. Além disso, ela inaugurou um sistema de registro de votos que identifica o movimento do rosto dos deputados. Antes, o mecanismo era restrito aos teclados acoplados às bancadas.

“Isso demonstra que não só a mulher pode transpor barreiras, se desenvolver, e estar participando da política brasileira, mas a mulher com deficiência também”, comemorou.

Mara Gabrilli sofreu um acidente de carro em 1994 e desde então perdeu os movimentos do pescoço para baixo.
É preciso registrar que desde a década de 1990 a Câmara Municipal de Salvador conta com elevador especial e rampas que garantem o acesso de cadeirantes ao plenário da Casa. O primeiro a utilizar a estrutura foi o então vereador Agenor Gordilho.

Foto: Agência Câmara

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp