Política

Sob polêmica, criação do Conselho LGBT será votada nesta terça-feira (28)

Imagem Sob polêmica, criação do Conselho LGBT será votada nesta terça-feira (28)
Deputados da bancada evangélica resistem ao debate  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 28/01/2014, às 16h42   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

Reuniões e assembleias movimentaram a sede do Poder Legislativo baiano na manhã desta terça-feira (28). Além dos representantes sindicais que tentam sensibilizar os deputados a votarem o projeto Anticalote, membros do Fórum Baiano LGBT também se reuniram com o líder do governo, deputado José Neto (PT), para a garantirem a votação do projeto que cria o Conselho Estadual dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT).

A proposta, oriunda do Executivo, deve garantir uma discussão para implementação de políticas públicas para o segmento. De acordo com o um dos membros do Fórum, Wesley Francisco, a proposta não é segregar a população - como quer fazer o deputado estadual Pastor Sargento Isidorio (PSC), com a criação do Conselho Heterossexual - mas será um instrumento de combate à homofobia no estado.

“Essa é uma pauta histórica do movimento que vem desde a primeira conferência, em 2008. Será um instrumento democrático de participação da sociedade civil, do governo, da OAB, da Defensoria Pública, de universidades”, completa o militante.

A coordenadora do Núcleo LGBT da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Paulette Furacão, disse que a conversa com o líder foi positiva e espera que o projeto seja aprovado nesta terça-feira (28). “Esperamos que essa situação seja institucionalizada”.

Em reunião, o petista garantiu que o projeto entra na pauta de hoje, assim como o Anticalote, e o orçamento para 2014, em segundo turno. Segundo o líder, a Casa deve aprovar junto com pacote de projetos do Executivo e salientou que a aprovação foi um pedido do governador Jaques Wagner.

Conselho Heterossexual

Contrapondo a proposta de criação do conselho LGBT, a bancada evangélica da Casa reagiu e pediu vistas ao projeto na semana passada. O deputado Pastor Sargento Isidório (PSC) propôs então a criação do conselho heterossexual. “Estou cumprindo meu papel. Isso é forma de propagar o homossexualismo. Vou apresentar projeto também defendendo os heteros”, ironiza o parlamentar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp