Política

Salvador ganha reforço de peso para fazer abertura da Copa

Imagem Salvador ganha reforço de peso para fazer abertura da Copa
Em entrevista ao Bocão News, ministro Negromonte fala sobre política, prefeitura de Salvador e Copa do Mundo  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 22/02/2011, às 16h03   Daniel Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta terça-feira (22), entre uma e outra atividade da concorrida agenda, o ministros das Cidades, Mário Negromonte, conversou com o Bocão News sobre os últimos acontecimentos envolvendo o Partido Progressista e a prefeitura de Salvador.  

Primeiro, falou sobre o desafio de acolher o prefeito João Henrique na legenda em que preside, apesar do momento delicado vivido pela capital baiana. “Fizemos um convite e ele aceitou. Foi uma decisão política. Nosso grupo é forte no interior e agora queremos crescer também em Salvador, já que temos o apoio do governo federal e do estado. Como ministro, não podia virar as costas para a cidade”, disse.

Negromonte manteve o mistério sobre a indicação do deputado João Leão para a Casa Civil da prefeitura, mas garantiu que o PP está disposto a ajudar a administração municipal. “Não soube do convite e não sei se João está inclinado a aceitar. Creio que vamos passar a tratar dessas questões após a filiação do prefeito, no dia 12 de março. Se ele nos oferecer espaço, vamos aceitar e ajudar o governo”.

A reportagem insistiu e quis saber se o partido tem preferências em relação a cargos na  máquina municipal. O ministro não “baixou a guarda”. “Como te disse, ainda não podemos tratar de questões desta natureza de forma tão específica. Mas, temos bons quadros e vocação para atuar em áreas de infraestrutura, transporte e mobilidade urbana, dentre outras”, sinalizou.

Abre a Copa Salvador - Desde o final do ano passado, este site havia levantado a hipótese do prefeito João Henrique procurar abrigo no “colo” do Partido Progressista. Na época, foi dito que a legenda precisaria de muito “jogo de cintura” para não acabar como o PMDB, que foi “abandonado” depois que João garantiu a reeleição.

Pelo visto, Negromonte não teme essa possibilidade e tão pouco se importa de associar a imagem a uma gestão que enfrenta grande resistência por parte da opinião pública. “Falam que o prefeito está mal avaliado junto à população e que a cidade vive uma crise. Mas, pergunto: qual gestor público não enfrenta dificuldades? São mais de cinco mil municípios em todo Brasil. Não existe um apenas que viva em mar de rosas. A situação ficou muito complicada por conta da perda de repasses e pelos cortes no orçamento. Portanto, temos que ter responsabilidade para encarar esse desafio. Estamos confiantes de que Salvador terá um futuro melhor. Faremos tudo ao alcance da pasta das Cidades para que esse desejo se torne realidade o quanto antes”.

Por fim, apesar de reconhecer a força dos concorrentes, o ministro revelou que já vestiu a camisa para que a capital baiana seja sede da abertura da Copa do Mundo de 2014. “São Paulo e Rio de Janeiro têm os seus atrativos, mas nós temos o encanto de ser uma terra acolhedora e com potencial turístico. Entrei nessa briga e vamos lutar até o fim para que Salvador faça a abertura do mundial de futebol. Tenha certeza que temos potencial e não vamos jogar a toalha”.

Foto: Edson Ruiz/Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp