Política

Clima harmonioso na Assembleia. Nem tanto assim!

Imagem Clima harmonioso na Assembleia. Nem tanto assim!
Foi por pouco que as comissões temáticas não foram fechadas sem problemas. Mas sempre vão existir os insatisfeitos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 22/02/2011, às 19h14   Luiz Fernando Lima



O clima entre as lideranças dos blocos de governo, oposição e independentes na Assembleia Legislativa da Bahia está, neste início de trabalhos, o mais harmonioso possível. Não se sabe ao certo as razões para isso. De acordo com o deputado Zé Neto (PT), líder do governo, a situação está assim por conta do amadurecimento do parlamento baiano.

Se de fato é isso, ninguém pode afirmar. Contudo, ainda segundo o petista, as provas foram dadas na distribuição das comissões e na composição das presidências e vice-presidências. “O regimento foi distribuído, compreendido e nós sentamos, dialogamos e chegamos aos termos”, comemorou.

Ainda segundo Zé Neto, a conclusão do processo de composição das comissões nunca foi realizado em tão pouco tempo. À boca pequena se comenta nos corredores da Assembleia que “em tempos de vacas gordas todo mundo se dá por satisfeito”, foi o que disse um parlamentar à reportagem do Bocão News.

Disputas

Após ter se definido o espaço que cada bloco vai ocupar nas comissões, os líderes conversaram com suas bases e escolheram os nomes dos presidentes e vice-presidentes, que foram aclamados em ato contínuo quando da instalação das comissões.

O único caso de disputa pública foi o da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública. No acordo entre os líderes ficou decidido que a presidência ficaria com Adolfo Meneses (PRP) e a vice-presidência com delegado Damasceno (PSL). Portanto, um cargo com a minoria (PRP) e outro com a maioria (PSL).

Gilbero Santana (PTN), que é coronel, não concordou com a decisão. Ele, que integra o bloco independente, questionou a composição por duas razões. A primeira, achando que a sua proximidade com o tema deveria lhe permitir assumir a tarefa.

A segunda, por entender que Adolfo Meneses, apesar de ser de uma partido oficialmente de oposição, está mais inclinado ao governo. Por isso, a sua indicação deveria recair sobre a bancada do governo. Santana pleiteava a vice-presidência.

Os líderes dos três blocos se retiraram do plenário durante a sessão para resolver o impasse. Tudo aconteceu muito rápido. Zé Neto tratou de explicar. “Santana, isso foi um acordo entre os partidos, infelizmente, não vamos poder mudar”.

Targino Machado (PSL), líder dos independentes sentou-se ao lado do coronel e falando baixo explicou tudo ao companheiro de bloco que acabou acatando a decisão e votando nos dois indicados.

Outra novidade desta comissão ficou por conta da renúncia do deputado Cacá Leão (PP). De acordo com ele, em conversa com o líder governista, lhe foi pedido que abrisse mão de integrar a comissão porque faltava à oposição um cargo neste espaço. O filho do deputado federal, que deve assumir a Casa Civil da prefeitura de Salvador, João Leão, acatou ao pedido de Zé Neto. Como contrapartida, deve assumir uma cadeira na comissão de Infraestrutura.

Mulheres

As deputadas se reuniram em um almoço nesta terça-feira (22) para decidir as bandeiras que defenderão durante esta legislatura. Além disso, havia um impasse entre as petistas Luiz Maia e Maria Del Carmem para assumir a presidência da Comissão da Mulher. Mas a segunda, retirou a candidatura favorecendo a primeira-dama de Camaçari.

No almoço, no qual se ausentaram apenas as deputadas Fátima Nunes (PT), que está em viagem familiar, e Maria Luiza Barradas (PSC), que não justificou a ausência, ficou definido que um dos principais objetivos das parlamentares será pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) no sentido de garantir a aplicação de penas severas aos crimes que se enquadram na Lei Maria da Penha.

Comissões Permanentes

Abaixo segue os nomes e partidos dos presidentes de cada Comissão já instalada. A de Saúde e Saneamento será confirmada amanhã.

Constituição e Justiça
Presidente – Paulo Rangel (PT)
Vice – Paulo Azi (DEM)

Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle
Presidente - Luiz Augusto (PP)
Vice - Paulo Azi (DEM)

Agricultura e Política Rural
Presidente - Temóteo Brito (PMDB)
Vice – Neusa Cadore (PT)

Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho
Presidente – Rosemberg Pinto (PT)
Vice – Pedro Tavares (PMDB)

Direito da Mulher
Presidente – Luiza Maia (PT)
Vice – Ivana Bastos (PMDB)

Direitos Humanos e Segurança Pública
Presidente – Adolfo Menezes (PRP)
Vice – Delegado Deraldo Damasceno (PSL)

Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público
Presidente – Kelly Magalhães (PCdoB)
Vice – Bruno Reis (PRP)

Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo
Presidente – Ângela Sousa (PSC)
Vice – Claudia Oliveira (PTdoB)

Meio Ambiente, Seca e Recursos Humanos
Presidente – Adolfo Viana (PSDB)
Vice – Eures Ribeiro (PV)


Fotos: Edson Ruiz / Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp