Política

Vereadores iniciam trabalhos discutindo Taxa de Lixo

Imagem Vereadores iniciam trabalhos discutindo Taxa de Lixo
Projeto foi encaminhado pelo prefeito isentando imóveis de até R$ 80 mil  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 04/02/2014, às 08h06   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

Prefeitura de Salvador encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei, em regime de urgência urgentíssima, que propõe também a isenção da taxa de lixo aos imóveis avaliados em até R$ 80 mil, e que já são isentos do IPTU. A proposta é do vereador Tiago Correia (PTN). Nesta terça-feira (4), os líderes da oposição e governo irão discutir a matéria para que entre na pauta de votação ainda na terça. A proposta deve beneficiar cerca de 232 mil pessoas.

Para o prefeito ACM Neto (DEM), a proposta vai beneficiar as pessoas que não tem condições de pagar o imposto, e acredita que o colegiado irá aprovar a matéria ainda nesta terça, sem muita discussão. “Os vereadores terão a sensibilidade de entender que o povo pobre de Salvador não poderá efetuar esse pagamento”, disse Neto.

Entretanto, o líder da oposição, Gilmar Santiago (PT), acredita que a medida do prefeito é uma manobra para sensibilizar a população após os protestos contra o aumento do imposto. Em 2014, a cobrança aumentou em 35%m, porém os soteropolitanos reclamam de um aumento de até 70%. “O aumento do IPTU começa a incomodar o prefeito e a manifestação dele aqui foi notória. É um reconhecimento de que o projeto não foi bem discutido, apresenta problemas e agora ele quer reverter”, acrescentou o petista na abertura dos trabalhos na Casa.

O vereador Tiago Correia também pediu uam dilação no prazo da cota única que seria até o dia 5 de fevereiro. Na proposta, o prazo se estende para 5 de março, devido aos problemas com carnês.

Há possibilidade de que outros projetos entrem na pauta de votação desta terça, porém, o líder do governo, Joceval Rodrigues (PPS), acredita que o momento seja propício para discutir apenas a Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD).


Publicada no dia 3 de fevereiro de 2014, às 18h06

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp