Política

Prefeitura insiste e Linha Viva já tem data para licitação

Imagem Prefeitura insiste e Linha Viva já tem data para licitação
ACM Neto também anuncia próximas etapas de implantação do BRT  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 04/02/2014, às 09h57   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

Enquanto a população aguarda ansiosamente a próxima etapa para implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit), integrado ao metrô e os trens do Subúrbio Ferroviário, a Linha Viva ainda gera discussão e rejeição de parte da população. Porém, o prefeito ACM Neto (DEM) anunciou nesta segunda-feira (3), durante a abertura dos trabalhos da Câmara de Vereadores de Salvador, a publicação da licitação para os próximos dias.

A via de 17,7 quilômetros, que liga o Acesso Norte ao Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, deve desapropriar mais de 3 mil pessoas. Na época do lançamento do projeto, o secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, garantiu que as famílias que ocupam a faixa de servidão da linha de transmissão serão transferidas para locais próximos e com melhores condições de vida.

Entretanto, o projeto de remanejamento das famílias ainda não foi apresentado, o que provoca revolta nos moradores. A briga teve a intervenção do TJ que suspendeu a realização das audiências públicas, mas com a insistência da prefeitura, o projeto segue adiante.

Para Aleluia, a Linha Viva é uma necessidade. “Quem está andando pela cidade vê que ela está estrangulada. É uma oportunidade de chegar rápido ao aeroporto, além da formação de um sistema binário com a BR-324 (...). A paralela não tem mais como ampliar. Estamos tentando colocar vias exclusivas de ônibus na Paralela e estamos com dificuldade”.

O vereador Hilton Coelho criticou a atitude do prefeito. “É um outro absurdo a construção dela sem que a população saiba de detalhes. Será que a população sabe que a via vai impor 20 praças de pedágio dentro da nossa cidade? São elementos como esse, que floreiam o discurso dele [ACM Neto], mas sem aprofundamento”, questiona o socialista.

Em relação ao BRT, a primeira etapa de pré-qualificação foi concluída, e de acordo com o prefeito, as obras devem ser iniciadas em maio deste ano. “Estamos esperamos que, ainda essa semana, o Ministério das Cidades possa publicar o enquadramento e já está tudo organizado com a Caixa Econômica Federal. Vamos dar seguimento à licitação, dando início às obras em maio deste ano”, garantiu o democrata.


Publicada no dia 3 de fevereiro de 2014, às 19h19

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp