Política

PV e PSC ainda estão indefinidos sobre que candidato apoiar ao governo baiano

Reprodução
Partidos aguardam definição das chapas para escolher quem apoiar  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 15/03/2014, às 17h50   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Cada um integra uma força no campo administrativo e político. O PSC inserido na base do governo Wagner (PT) e o PV na gestão municipal do prefeito ACM Neto (DEM). Em instâncias diferenciadas, ambos ainda não têm caminhos delimitados na conjuntura das eleições estaduais de 5 de outubro e aguardam a definição das candidaturas e fechamento das conversas para baterem o martelo sobre o candidato a governador que apoiarão no pleito.

Os socialistas cristãos vão se reunir com o diretório estadual no próximo dia 20 para tratarem sobre a possível candidatura independente ao Senado, que deve ser encabeçada pelo presidente estadual, o ex-deputado Eliel Santana, e sobre os candidatos ao governo baiano. “Temos algumas dúvidas. Precisamos saber principalmente se a legislação vai permitir que saiamos com candidatura ao Senado sem ter parceria com alguma chapa e se vai dar mesmo para apoiar algum candidato ao governo. A interpretação do texto do TSE - Tribunal Superior Eleitoral é de que pode, mas a questão ainda não foi publicada”, disse Eliel.

Conforme o dirigente, a liderança partidária nacional já foi procurada pelo candidato do governo, o secretário da Casa Civil do estado, Rui Costa (PT). “Mas ainda é preciso aguardar. Lídice (PSB) também sinalizou que quer conversar e o próprio Geddel (PMDB) se manifestou. Estamos abertos. O próprio governo ainda não tem o candidato a vice definido, então vamos avaliar, ver onde é melhor. Em política não podemos fechar portas, e as questões ideológicas estão muito próximas,” argumentou. O PSC participa do governo estadual no comando do Ibametro, com o presidente Osnir Bonfim. Atualmente tem dois deputados estaduais e dois federais.

Partido Verde

Apesar de integrar a administração de Salvador, com a Secretaria de Cidade Sustentável, tendo à frente o ex-presidente do partido, Ivanilson Gomes, o PV ainda não fechou a adesão à candidatura da oposição a ser lançada pelo democrata. “O partido tem feito uma série de reuniões, de escutas, tem conversado com todos os prefeitos, com o deputado, os pré-candidatos a deputado, a vice-prefeita Célia Sacramento, e toda a turma de Salvador, tentando definir um caminho. Queremos ver quais projetos estão sendo colocados para a Bahia, quais apresentam um modelo que alie desenvolvimento e sustentabilidade”, enfatizou o presidente do partido no estado, Alan Lacerda.

Segundo Lacerda, se ACM Neto, “com quem o partido tem uma relação harmônica”, fosse o candidato, os verdes estariam fechados, mas como a oposição ainda não tem candidatura, o “apoio não é automático”. A liderança partidária conta que já conversou com Rui Costa, com os pré-candidatos, a senadora Lídice da Mata e mais recentemente com o ex-ministro Geddel Vieira Lima. As informações são da Tribuna da Bahia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp