Política

Alba: Marcelo Nilo intervém para “ajudar” governo

Imagem Alba: Marcelo Nilo intervém para “ajudar” governo
Paulo Azi revela que assinou documento a pedido do presidente  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 21/03/2014, às 06h39   Luiz Fernando Lima (twitter @limaluizf)


FacebookTwitterWhatsApp

O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Azi (DEM), assinou nesta quinta-feira (20) o documento que encerra o protocolo necessário para o presidente da Casa, Marcelo Nilo (PDT), promulgar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite a antecipação dos royalties baianos.

A promulgação deve ser publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (21). A partir dai outras duas matérias serão levadas pelo líder da bancada governista, José Neto (PT), para apreciação em plenário. Os projetos amarram o quanto e como esses recursos serão aplicados.

O primeiro projeto estabelece a divisão da verba. Sendo que 75% será injetado no Fundo de Previdência, os outros 25% continuam sendo aplicados nas atividades fins que são recursos hídricos, ações de controle da seca, energia na zona rural e pesquisa mineral. A segunda matéria autoriza o governo a pegar o empréstimo bancário dando como garantia os royalties.

A oposição promete não dar sossego e vai obstruir para expor o que considera um absurdo. Azi afirma que o pedido de antecipação é mais uma demonstração da incompetência petista na gestão do estado que não conseguiu organizar administração pública e quer comprometer as finanças do próximo gestor.

O parlamentar revela que não está descartada a interpelação judicial da PEC. “Estamos estudando e podemos entrar sim com uma ação contra este acinte”.

Nilo

O presidente do Legislativo voltou a entrar no cenário para ajudar a liderança petista a aprovar um projeto do governo. Isso depois de receber a notícia de que estava fora da chapa majoritária encabeçada por Rui Costa, que terá ainda João Leão (PP) como vice.

O dirigente do DEM lamentou a forma como o governador Jaques Wagner tratou o aliado pedetista e abriu as portas para Nilo. Como noticiado por este site em outras ocasiões, o presidente da Alba está sendo cortejado por diversos grupos políticos depois de ser alijado pelos petistas.

“Ele (Marcelo Nilo) está passando por um momento difícil e a gente respeita isso e sabe que é uma liderança política incontestável. Não há nenhum impedimento de conversa política”.

Majoritária

Embora defenda a indicação de Paulo Souto para encabeçar a chapa da oposição, Paulo Azi demonstra tranquilidade ao comentar a composição do grupo.

O mantra é repetido pelo presidente estadual de DEM. “Marchar unido”. A ideia é chegar até o final do mês com a chapa constituída e dialogar muito para “ser corretor com todos os envolvidos”.

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), vem tendo conversas diárias com todas as lideranças envolvidas no processo de formação da chapa. Segundo o deputado, a preocupação é nessas duas semanas chegar a um denominador comum para que não haja necessidade de indicação pelo “dedo”.

Publicada no dia 20 de março de 2014, às 17h08

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp