Política

Kátia Alves é bombardeada por vereadores de Salvador

Imagem Kátia Alves é bombardeada por vereadores de Salvador
Limpeza urbana foi pauta da sessão ordinária nesta terça-feira (25)  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 26/03/2014, às 06h31   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

A presidente da Limpurb, Kátia Alves, foi bombardeada na sessão ordinária da Câmara dos Vereadores na tarde desta terça-feira (25). Em discussão estava o lixo de Salvador. A capital baiana já foi considerada a “cidade do lixo”, onde pedestres disputavam espaço com as toneladas de entulho espalhadas em vários bairros. Para uns, a gestão de ACM Neto (DEM) já melhorou o problema, porém para os vereadores da oposição nada mudou.

Mesmo compondo a base do governo, o vereador Leandro Guerrilha (PSL) não poupou as palavras para criticar a falta de ações da Limpurb. De acordo com ele, toda vez que é procurada para tratar de solicitações das comunidades, Kátia Alves não atende e não procura saber depois qual o assunto. “Não se pode ter uma casa arrumada se ela está suja. Eu sou da base do governo, mas não sou cego. A cidade está imunda”.

O petista Luis Carlos Suíca ressaltou a necessidade de uma nova licitação para a administração da limpeza urbana. Atualmente as empresas Revita Engenharia Ambiental, Torres Engenharia, Jotagê Engenharia e Viva Ambiental, que respondem respectivamente por 60%, 15%, 15% e 10% do território municipal são as encarregadas pela coleta. Quase R$ 20 milhões são direcionados a elas todo o mês.

Everaldo Augusto (PCdoB) também reforçou o discurso da oposição. “Se está assim é porque o dinheiro público está indo pelo ralo”.

Ana Rita Tavares (Pros) foi mais cautelosa, mas não deixou de criticar Kátia Alves e sair em defesa da secretária da Ordem Pública, Rosemma Maluf. “Todas as vezes que preciso solicitar algo relacionado ao lixo tenho que recorrer à secretária Rosemma porque não consigo com a Limpurb. Peço que o prefeito ajuste isso. E gostaria que a Limpurb seguisse essa assiduidade nos pleitos que fazemos”, reforçou.

Contudo, o líder do governo Joceval Rodrigues(PPS)saiu em defesa da presidente do empresa. O líder acredita que a gestora vem fazendo um bom trabalho à frente da empresa e sofre de preconceito por ser mulher. “É muita injustiça dizer que nada está sendo feito. Tanto Kátia como Rosemma estão sendo injustiçadas, pois vemos que a limpeza urbana acontece de forma eficiente. Às vezes por verem uma mulher administrando a julgam de incompetente”. O líder ainda justificou que existem dificuldades financeiras.

O democrata Léo Prates ainda desafiou os vereadores da oposição a realizarem uma ronda nos bairros da capital para que pudessem reconhecer as mudanças significativas em Salvador.

Publicada no dia 25 de março de 2014, às 17h40

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp