Política

MST apresenta propostas para plano de governo em Barreiras

Imagem MST apresenta propostas para plano de governo em Barreiras
No Centro do Agronegócio, movimento social participa de reunião com petistas  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 29/03/2014, às 19h31   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Na região do agronegócio, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) levou a pauta da reforma agrária para a plenária do Plano de Governo Participativo (PGP 2014) do pré-candidato Rui Costa (PT), realizada neste sábado (29), no Bartira Fest, em Barreiras. Os militantes sem-terra comemoraram a chuva, que ocorreu pela manhã, e dialogaram com a caravana do PT ações de assistência técnica, extensão rural, crédito para assentamentos e mais políticas de inclusão e geração de renda para os agricultores familiares dos territórios de identidade Bacia do Jacuípe, Velho Chico e Bacia do Rio Corrente. A plenária contou a chapa majoritária completa, que tem, além de Rui Costa, o deputado federal João Leão (PP), na vice, e o secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar (PSD), na vaga para o Senado.

Durante o evento, o líder do MST na Bahia e representante do movimento na Câmara Federal, deputado Valmir Assunção (PT-BA), destacou a importância da produção de alimentos orgânicos no campo e sugeriu a ampliação das ações transversais em assentamentos e acampamentos no estado. E também falou da medida provisória de número 636/2014, “que prevê a remissão das dívidas dos pequenos agricultores que contrataram o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) entre os anos de 2003 e 2004”. De acordo com Valmir, ao lado dos presidentes do PT em Barreiras e na Bahia, Siquara Santos e Everaldo Anunciação, é preciso que esse benefício conferido pelo governo federal seja estendido às cooperativas e que essa questão seja colocada em pauta no governo baiano.

“Aguardamos que a emenda seja aprovada pelo relator no Senado, mas precisamos agir politicamente para destravar essa pauta no Congresso. A seca dificultou a produção no país e 103 cooperativas estão com dificuldades de quitar o PAA. Na região nordeste são mais de 41 cooperativas que precisam deste benefício”, completa o parlamentar, que esteve na sexta-feira (28), em reunião com vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, e lideranças de três territórios. Participaram também do PGP o membro da direção nacional do MST, Marcio Mattos, o articulador do semiárido, Jacó, o deputado estadual Joseildo Ramos e o ex-presidente do PT, Jonas Paulo. No domingo (30), a caravana chega a Paulo Afonso, com a plenária marcada para as 9h, no Clube Lube Recreativo (CREIA), e vai pautar as demandas dos territórios Itaparica e Semiárido Nordeste II.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp