Política

Após bate boca entre líderes, Alba aprova reajuste do teto do Executivo

Imagem Após bate boca entre líderes, Alba aprova reajuste do teto do Executivo
Eles aprovaram também reestruturação da Defensoria, benefício a doadores de sangue   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 08/04/2014, às 08h10   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Marcelo Nilo, e o líder do governo na Casa, o deputado Zé Neto (PT), trocaram farpas durante votação na última segunda-feira (7). O motivo teria sido porque o petista se recusou em assinar a ação cível e criminal que a Alba estaria a protocolar no Judiciário baiano contra o apresentador Mário Kertész. A lista continha 60 assinaturas faltando Capitão Tadeu (PSB) e Targino Machado (DEM), que estaria de licença médica.  Após muita discussão, os parlamentares se reuniram na sala da presidência, onde conseguiram chegar a um acordo.


Reestruturação da Defensoria Pública
Com relação ao projeto que visa à reestruturação da Defensoria Pública baiana, objeto do projeto de lei complementar 117/2014, o dispositivo foi aprovado por unanimidade. O texto altera o PLC de 28 de junho de 2006 e instituiu a Lei Orgânica da autarquia.
Além da reorganização do quadro de defensores de acordo com as disposições das comarcas, o projeto tem como objetivo central promover a eficiência e o aperfeiçoamento da Defensoria Pública, assegurando aos cidadãos menos favorecidos economicamente o acesso à defesa e a garantia de seus direitos.
Benefícios a doadores de sangue
Os doadores regulares de sangue vão receber desconto de 50% nos ingressos em eventos culturais e artísticos (esportivos, lazer e entretenimento) realizados no estado. Para isso, os doadores deverão ser cadastrados em hemocentros e fazer a doação com regularidade. De autoria do deputado Adolfo Viana, o projeto 20.734/2014 também foi aprovado por unanimidade pelo parlamento. O PL visa incentivar a prática de doação de sangue e valorizar esse ato de solidariedade.
Urgência aprovada
Na mesma oportunidade, foi aprovado, por maioria, o requerimento de urgência para a proposição 20.758/2014. Com a decisão, o projeto de lei deve entrar na ordem de votação da Casa na próxima semana. Pelo texto da matéria, o Poder Executivo poderá ser autorizado a ceder para instituições financeiras públicas créditos decorrentes de royalties, até dezembro de 2018, recebendo em contrapartida os recursos financeiros correspondentes.
Os créditos referentes aos royalties é um direito previsto na Constituição Federal para os estados brasileiros pela compensação da exploração petrolífera. De acordo a resolução 43/2001 do Senado Federal, qualquer recurso proveniente de antecipação de receitas de royalties deve ser utilizado exclusivamente para a capitalização de fundos de previdência ou para amortização extraordinária de dívidas com a União. Na Bahia, o recurso será destinado ao Fundo Financeiro do Regime Previdenciário dos Servidores Públicos do Estado- Funprev.
Também passaram pelo crivo dos parlamentares o reajuste do teto do Executivo baiano, inclusive do governador e a regularização do Fundo Especial do Corpo de Bombeiro (Funesbom). A decisão, feita em acordo com a oposição, aos cidadãos baianos a isenção da cobrança da taxa de incêndio, alterando a lei anterior, nesse quesito.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp