Política

Dia de João: duas multas do TCM e um brado contra aumento da tarifa da Coelba

Imagem Dia de João: duas multas do TCM e um brado contra aumento da tarifa da Coelba
Ex-prefeito de Salvador continua implacável no silencia e na “zuada”  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/04/2014, às 08h01   Luiz Fernando Lima (twitter @limaluizf)


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal de Contas dos Municípios multou, novamente, o ex-prefeito de Salvador João Henrique Carneiro (PSL) nesta terça-feira (22). O pretenso candidato a deputado federal deve devolver aos cofres da capital R$ 57.825,00 aos cofres municipal.

A decisão foi tomada pelos conselheiros em razão de irregularidades no repasse de recursos à Associação dos Amigos de Praia Grande de Ilha de Maré e Adjacências, no exercício de 2010. Embora ainda caiba recurso, esta é mais uma das incontáveis multas e punições impostas ao ex-gestor.

Mantendo a mesma altivez que o caracterizou nos oito anos de mandato à frente do Palácio Thomé de Souza, João Henrique ignorou as duas mais recentes condenações e se mostrou implacável ao alinhar novamente o silêncio em questões relacionadas aos julgamentos contrários e ao estardalhaço em questões populares.

Deste vez, o ex-prefeito deu entrada no Ministério Público estadual (MPE) em um pedido de liminar para cancelar o reajuste da tarifa da Coelba. O efeito médio do aumento é de 15,35%.

“A Coelba tem 5.2 milhões consumidores na Bahia. Este aumento abusivo representa uma ameaça a qualidade de vida dos trabalhadores, que tiveram um reajuste médio salarial anual de 5% e ainda assim parcelado de duas vezes, com uma média de 2,5 % em cada semestre.", argumentou João Henrique em nota enviada pela assessoria à imprensa.

Ainda conforme o texto, João Henrique afirma que o aumento na conta de luz para a iniciativa privada (comércio e indústria) vai refletir numa alta de preços de produtos e serviços. Portanto, esta liminar “tem como objetivo impedir este reajuste tarifário de um serviço básico, que não só vai comprometer o já combalido orçamento das famílias. É necessário lembrar que o ano de 2014 já começou com vários aumentos de produtos e serviços.”.

Enquanto isso, ele vai somando quatro reprovações de contas e inúmeras multas não pagas, além de pedidos de ressarcimento ao erário público. Tudo isso, esperando o fim das instâncias previstas pela Lei.


Nota originalmente postada às 8h do dia 22

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp