Política

Juiz pede mais tempo e julgamento da cassação de Luizinho Sobral é adiado

Imagem Juiz pede mais tempo e julgamento da cassação de Luizinho Sobral é adiado
Avaliação do mérito deve ter continuidade na sessão da próxima segunda-feira (9)  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 05/06/2014, às 19h01   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)


FacebookTwitterWhatsApp

Não foi nesta quinta-feira (5) o tão esperado desfecho do julgamento da cassação do prefeito de Irecê, Luizinho Sobral, acusado de ter sido beneficiado na campanha eleitoral de 2012, através da Rádio Líder, que pertence ao grupo político do prefeito. Antes mesmo do processo que pode levar o gestor à inelegibilidade ser analisado, começou a ser apreciada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a necessidade de provas testemunhais para a decisão sobre o futuro de Sobral.  Quando a avaliação deste primeiro mérito estava empatada em 2 a 2, o juiz federal Carlos D’Ávila alegou que precisa de mais tempo para emitir o parecer.  
Em miúdos, a partir da próxima sessão, o juiz Carlos D’Ávila terá a responsabilidade de levar (ou não) o processo adiante, já que o presidente do Tribunal só vota em caso de empate e o juiz Cláudio Césare se declarou suspeito e se absteve de votar. Com o 2 a 2, D’Ávila desempatará. Se o magistrado entender que não serão necessárias provas testemunhais, o julgamento da cassação e inelegibilidade será realizado logo em seguida. Se D’Ávila tiver o mesmo entendimento da defesa de Luizinho Sobral e considerar que as testemunhas são fundamentais para a decisão, o processo retrocede ao ponto inicial. 
O julgamento do processo deverá ter continuidade na próxima sessão, marcada para segunda-feira (9), novamente no TRE. Também existe a possibilidade de D’Ávila pedir ainda mais tempo para apreciar e julgar o mérito.
Em entrevista o site Bocão News, no final de maio, Sobral se mostrou seguro com relação ao julgamento, mas preferiu não fazer declarações antes da decisão do Tribunal. “Não quero me pronunciar antes de ser julgado e falarei assim que sair a decisão, perdendo ou ganhando. Afinal, nesta vida, a gente perde e ganha”, afirmou.
Por outro lado, o grupo político que faz oposição ao prefeito em Irecê está bem atento e ansioso por um desfecho ruim para o gestor. Também em entrevista ao Bocão News, o líder da bancada contrária à administração na Câmara Municipal, Pascoal Martins, diz ter “convicção que a justiça será feita e Luizinho Sobral será cassado”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp