Política

Frequência de Rui Costa na Câmara é maior que dos oposicionistas, diz assessoria

Gilberto Júnior
Nota enviada à imprensa busca responder o número de faltas do, então, deputado na Câmara Federal  |   Bnews - Divulgação Gilberto Júnior

Publicado em 10/06/2014, às 10h23   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O pré-candidato ao governo do estado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Rui Costa, foi considerado em notícias divulgadas, no último final de semana, como sendo o campeão de faltas, em sessões na Câmara Federal. Mas segundo a sua assessoria, esta situação deve ser contrariada. O levantamento de faltas divulgadas pelo jornal Correio* mostra que dos 39 deputados, 15 faltaram este ano a pelo menos 20% dos dias em que a Casa realizou sessões plenárias - no máximo, as sessões ocorrem em três dias na semana.


O campeão de faltas seria Rui Costa, que retornou ao mandato no último dia 1º de abril, após se descompatibilizar do cargo de secretário da Casa Civil do governo do Estado para concorrer no pleito de outubro próximo. O petista teria faltado 14 (44,8%) das 29 sessões deliberativas desde que retornou ao cargo, tocado pelo suplente, o ex-pugilista Acelino Popó (PRB). Do total, Rui Costa justificou 13 faltas.

Em nota, a assessoria garante que Rui estaria longe de ser um campeão de faltas e, para mostrar garantia faz uma comparação com a extensão de todo o exercício de seu mandato. “Rui tem um índice de frequência superior a muitos dos integrantes da bancada oposicionista da Bahia na Câmara Federal”, diz a nota.

Confira a nota na íntegra:

Ao contrário do que foi divulgado neste final de semana, o deputado federal, Rui Costa (pré-candidato do PT ao governo da Bahia) está longe de ser um campeão de faltas na Câmara Federal. Quando se faz a comparação com a extensão de todo o exercício do mandato, Rui tem um índice de frequência superior a muitos dos integrantes da bancada oposicionista da Bahia na Câmara Federal.

De acordo com o balanço divulgado pelo site da Câmara dos Deputados, Rui participou de 118 das 136 sessões deliberativas realizadas durante o período em que esteve no exercício do mandato, uma vez que ele ficou afastado, por licença, para exercer o cargo de chefe da Casa Civil do Governo da Bahia. A freqüência dele corresponde a um percentual de 86,8% de presença, 13 ausências justificadas (9,6%) e apenas cinco faltas não justificadas (3,7%).

Quando se verifica o índice de presença dos demais parlamentares, verifica-se, por exemplo, que o peemedebista Lúcio Vieira Lima deixou de comparecer a 65 sessões deliberativas, das 361 que foram realizadas durante o seu mandato, com um índice de presenças de 82% e com 64 faltas justificadas (17,7%) e uma não justificada. Outros nomes da oposição, a exemplo de Artur Maia (76,5%) e Cláudio Cajado (83,1%), também aparecem com um índice de freqüência inferior ao de Rui Costa, em termos proporcionais.


Publicada no dia 9 de junho de 2014, às 22h28

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp