Política

Comissão vai analisar morte de ambientalista

Imagem Comissão vai analisar morte de ambientalista
Ivo Barreto morreu após denunciar crimes ambientais  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/06/2014, às 15h55   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)




Uma audiência pública vai analisar a morte do ambientalista Ivo Barreto, morto após denunciar crimes ambientais pela Indústria Química Cristal. A Comissão de Direitos Humanos e Minorias em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal realiza na próxima quarta-feira (18) às 14h, na Câmara de Vereadores de Salvador.

A audiência é proposta pelo deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) após solicitação do também ambientalista e representante do Conselho de Entidades Socioambientalistas da Bahia, Marcos Mendes.

Devem participar do comandante da Polícia Militar da Bahia, Alfredo Braga Castro, procurador Geral do Ministério Público da Bahia, Márcio José Cordeiro Fahel, secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Maurício Teles Barbosa; entre outros.

Entenda o caso

Ivo Barreto foi morto a tiros em 19 de março de 2014 algumas horas depois de ter denunciado à Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Bahia os crimes ambientais cometidos pela Indústria Química Cristal, inclusive, na ocasião, o ambientalista entregou documentos e arquivos em áudios que serviriam como provas da denúncia.

Ivo era um engajado ambientalista e, em abril de 2011, denunciou graves crimes ambientais ocorridos na região do Litoral Norte, em Camaçari, causados pela empresa Millennium. Na época, a fauna e a flora localizadas nas imediações da empresa foram destruídas devido à liberação de resíduos jogados pela empresa no mar e no ar. O caso gerou investigação do Ministério Público Federal.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp