Política

Por mandato, João Bacelar muda radicalmente discurso

Imagem Por mandato, João Bacelar muda radicalmente discurso
Sobrevivência faz Bacelar ser PT e Rui desde criancinha  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 01/07/2014, às 08h10   David Mendes (Twitter:@__davidmendes)


FacebookTwitterWhatsApp


Otto e Rui foram à sede do PR para consumar aliança

Aos 45 minutos do segundo tempo, o PR na Bahia bateu o martelo e decidiu consumar, o que já havia sinalizado anteriormente: permanecer na base governista e apoiar o candidato ao governo do Estado pelo PT, Rui Costa.
A surpresa foi a decisão tomada por unanimidade entre os membros da legenda no estado, com o voto do líder do movimento contrário à continuidade da aliança dos republicanos com os petistas, deputado federal João Carlos Bacelar.
“Hipotecamos o apoio ao jovem deputado, meu colega, o futuro governador Rui Costa, junto com esse grande guerreiro que tanto briga e luta pela Bahia, o vice-governador e futuro senador Otto Alencar; e João Leão, brilhante deputado federal que vai disputar a vice-governança. (...) Resolvemos dar o apoio à continuidade da Bahia que está dando certo e que precisa avançar ainda mais, que é a Bahia comandada pelo governador Jaques Wagner”, afirmou Bacelar, em entrevista ao Bocão News.

Sem garantias na chapa de Souto, Bacelar teve que recuar

A mudança radical no discurso do parlamentar teve um propósito, como explicou nas entrelinhas Otto Alencar, em entrevista à reportagem na sede do PR. “Os candidatos a deputado estadual e federal e os que já são deputados têm uma interface muito grande com os outros partidos da base. O 'Jonga' mesmo [João Carlos Bacelar] vai se eleger, vai ter uma expressiva votação. Só do PSD tem dez prefeitos que apoiam ele. Então, existe uma identidade e não tem nada excludente. Não é porque ele é do PR que vou excluí-lo e dizer a um liderado meu que não apoie ou não vote nele”, afirmou Otto.
Durante todo o dia, membros do PR se reuniram na sede da legenda, no Caminho das Árvores, em Salvador, para decidir os rumos que tomariam nas eleições. Apesar do aparente clima tenso, troca de farpas nos últimos dias entre Bacelar e o presidente estadual da sigla, o deputado federal José Rocha, o “baba” na arena republicana acabou com vitória de Rocha, que atribuiu a mudança de posicionamento de Bacelar a uma tomada de “juízo” por parte do correligionário.

“Bacelar é uma pessoa que deve ter os seus motivos, porque ele mudou de posição depois do encontro em fevereiro, quando publicamente declaramos o apoio a Rui Costa, e agora mudou de novo retornando ao entendimento anterior. Só ele para dizer quais foram os motivos que levaram ele a oscilar durante esse período”, afirmou Rocha.

Segundo o dirigente, ele continua como presidente do partido na Bahia e não há nenhuma previsão de mudança no comando. “Falei durante a convenção com o secretário geral do partido [senador Antonio Carlos Rodrigues] que não demonstrou e não fez nenhum comunicado que haverá troca na direção partidária. Certamente, como sendo comissão provisória, ela pode ser destituída a qualquer momento pela executiva nacional. Tenho consciência disso e, se isso acontecer, receberei com a maior serenidade e nenhuma objeção à decisão que for tomada pela executiva nacional”, disse Rocha.
Com a confirmação do PR, a campanha de Rui Costa ganha pouco mais de um minuto no tempo de televisão. 

Publicada no dia 30 de junho de 2014, às 20h47

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp