Política

Eleições 2014: Brasil tem 2.529 pessoas com dois títulos eleitorais ou mais

Publicado em 03/10/2014, às 08h29   Redação Bocão News (Twitter: @BocaoNews)


FacebookTwitterWhatsApp

Pelo menos 2.529 pessoas possuem dois ou mais títulos eleitorais. A constatação foi feita pelo corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro João Otávio de Noronha. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esse número corresponde a apenas 0,001% do eleitorado total do país (142.822.046) e a 0,01% do total de eleitores recadastrados biometricamente (23.851.673). Segundo o corregedor, esse número “ínfimo” de eleitores envolvidos “não tem o condão de influenciar o resultado das eleições [de 2014]”.

A identificação se deu após fazer conferência eletrônica de cada uma das impressões digitais de cada eleitor brasileiro que participou da revisão eleitoral biométrica, com as informações registradas no banco de dados da Justiça Eleitoral. A conferência começou a ser feita no início de setembro por meio de um software adquirido por licitação. 

Segundo o TSE, essas situações podem ter sido geradas por erro da própria Justiça Eleitoral durante o procedimento de cadastramento biométrico, e não por má-fé, a solução é relativamente simples: será excluído do banco de dados o segundo (e último) registro eleitoral relacionado a determinado eleitor. Dessa forma, no dia da eleição, ele poderá votar normalmente.

O sistema também revelou que há 62 indivíduos com mais de duas identificações eleitorais (pluralidade de títulos), totalizando, nestes casos, 345 títulos. Tais situações foram encontradas no DF e nos estados de Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Paraíba, Rondônia, Sergipe e São Paulo. Somente em Goiás foram identificadas 33 pessoas com múltiplos títulos eleitorais, 223 ao todo. Em um dos casos, um único eleitor goiano foi identificado como sendo portador de 32 títulos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp