Política

Oposição pede na Justiça última vaga do PT na Alba

Imagem  Oposição pede na Justiça última vaga do PT na Alba
Contagem errada deixa Marcelino Galo na berlinda. Elinaldo tem chance  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 09/10/2014, às 06h21   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

Um possível erro na contagem dos votos para deputado estadual pode causar mais um rebuliço na Assembleia Legislativa da Bahia. Nesta quarta-feira (8), a Coligação Unidos para uma Bahia Melhor, encabeçada pelo Democratas, ingressou com uma petição junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) reivindicando a 24ª vaga. A legenda realizou novos cálculos com base no que foi apresentado pela Justiça Federal e o número encontrado pelo partido, constatando a divergência na quantidade de vagas a partir do coeficiente eleitoral.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a coligação elegeu 23 parlamentares. A votação na Bahia foi de 6.830.468 votos válidos, o que dá um coeficiente de 108.420. O cálculo é feito pela divisão dos votos válidos pelo número de vagas que, no caso da Bahia, são 63.

Na primeira distribuição, 59 parlamentares automaticamente se elegeram por diversas partidos. Restaram, portanto, quatro vagas para serem preenchidas pelo cálculo das sobras. A primeira coube ao Democratas, coligação que teve a maior média (107.494,3). A segunda ficou com o PT (média de 106.211,9), a terceira, ao PSB (com média de 103.641,7) e a última caberia ao Democratas novamente (média de 103.015,3), mas ficou com o PT, que apresentou uma média inferior (102.671,5).

Marcelino Galo ficaria com a vaga de primeiro suplente, enquanto Antônio Elinaldo (DEM), líder da oposição em Camaçari, assumiria esta vaga.

Vale ressaltar, que a Justiça Federal ainda analisa as ações contra 
Jânio Natal (PRP), Hildécio Meirelles (PMDB), Herzem Gusmão (PMDB) e Robério Oliveira (PSD), o que pode mudar, mais uma vez, as vagas.

Leia também:

Decisão judicial pode redefinir configuração da Assembleia Legislativa em 2015


Publicada no dia 8 de setembro de 2014, às 16h45

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp