Política

Alckmin cobra relatório anual de desmatamento do atual governo

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Relatório traz dados sobre as áreas de desmatamento na Amazônia Legal e é produzido por programa de monitoramento  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 14/11/2022, às 17h28   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

O vice-presidente eleito e coordenador da equipe de transição do governo Lula (PT), Geraldo Alckmin (PSB), anunciou nesta segunda-feira (14) que pediu ao governo federal os relatórios sobre o desmatamento da Amazônia e do Cerrado, divulgados anualmente pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes).

"Solicitamos que os relatórios completos dos dados do Prodes Amazônia e do Prodes Cerrado do período de agosto de 2021 a julho de 2022 sejam enviados para que possamos analisar as informações que trazem e tomar as medidas necessárias", disse.

"A informação é de que esses números já existem e temos a necessidade de serem informados", acrescentou. A declaração foi dada durante o anúncio de novos nomes da equipe de transição.

O Prodes é um dos sistemas via satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e é responsável por monitorar e calcular as áreas de desmatamento na Amazônia Legal. Por essa razão, é considerado o mais preciso para medir as taxas anuais de desmatamento.

Em 2021, o governo Bolsonaro esperou o fim da 26º Conferência do Clima da ONU (COP26) para divulgar o relatório, que apontou o maior desmatamento em 15 anos na Amazônia, alta de 22% - o documento, estava pronto antes da conferência começar. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp