Política

Aliado de Bolsonaro, Governador do Rio de Janeiro pode perder o mandato; saiba motivo

Foto: Alan Santos/PR
Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro é acusado de abuso de poder político e econômico  |   Bnews - Divulgação Foto: Alan Santos/PR

Publicado em 15/12/2022, às 08h05   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) foi acusado de abuso de poder político e econômico, além de conduta velada, em denúncia protocolada pelo Ministério Público Eleitoral na última quarta-feira (14). O MP pede ao TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) a cassação da chapa de Castro, reeleita este ano.

Aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), Cláudio Castro e seu vice, Thiago Pampolha, correm o risco de não serem diplomados para seus cargos em janeiro — ou de serem cassados durante o mandato.

O motivo da acusação são os mais de 20 mil cargos comissionados na Ceperj, de cabos eleitorais que recebiam em uma folha de pagamento secreta. Na Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), o número gira em torno de 18 mil.

De acordo com o MP, a denúncia eleitoral não inviabiliza a denúncia na Justiça Comum.

Além de governador e vice, também foram acusados os deputados estaduais eleitos Rodrigo Bacellar (PL), Leo Vieira (PSC), Bernardo Rossi (Solidariedade). Também os federais eleitos Áureo Lídio (Solidariedade) e Max Lemos (PROS).

Suplentes a deputados federal, Marcus Venissius da Silva Barbosa (Podemos) e Gutenberg Fonseca (PL) também integram a lista, que conta com diversos secretários e subsecretários do Estado.

Patrique Welber, secretário de Trabalho e Renda; Danielle Barros, secretária de Cultura e Economia Criativa e Allan Borges, subsecretário da Secretaria de Infraestrutura e Obras/RJ).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp