Política

Aliados de Jair Bolsonaro defendem que ex-presidente antecipe decisão de olho nos processos na Justiça

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Um desses processos na justiça contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode torná-lo inelegível  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 06/04/2023, às 17h53   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve antecipar as viagens que pretende fazer pelo Brasil nos próximos meses. Pelo menos é o que defendem aliados do liberal no Congresso Nacional. O motivo seria, inicialmente, promover manifestações de apoiadores para mostrar força política e tingir com cores ideológicas as prováveis decisões judiciais contra ele.

O ex-chefe do Executivo deveria realizar logo esse movimento, pois há  a preocupação com o avanço de uma ação, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que pode tornar Bolsonaro inelegível. 

Ademais, existem inquéritos que correm no Supremo Tribunal Federal (STF), como o das Fake News e o dos ataques do 8 de janeiro em Brasília, que podem acabar com a prisão do ex-chefe do Executivo federal. Por fim há o caso das joias sauditas, que levou Bolsonaro a depor na Polícia Federal (PF).

No entorno do ex-presidente, conforme o site O Bastidor, há a convicção de que as decisões no STF e no TSE serão mais políticas do que jurídicas. Portanto, resta a Bolsonaro demonstrar força política nas ruas para se contrapor aos juízes.

Um ex-ministro de Bolsonaro, em conversa com à publicação, disse acreditar que os magistrados têm dúvidas sobre que destino dar ao ex-presidente. Daí a opinião de que é preciso começar o tour rápido.

As viagens serão coordenadas pelo PL. O objetivo do presidente do partido, Valdemar Costa Neto, é usar o prestígio de Bolsonaro e Michelle nas eleições municipais de 2024 e, se der, nas nacionais de 2026.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp