Política

ALINE PEIXOTO NO TCM: Governo recua e toma decisão sobre votação

Reprodução/Instagram
Oposição na AL-BA pressionou o governo para recuar na votação que deve conduzir Aline Peixoto ao TCM  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram

Publicado em 11/02/2023, às 13h33   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

A Oposição ao Governo Jerônimo Rodrigues (PT) na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia fez pressão para que a votação que deve conduzir a ex-primeira-dama Aline Peixoto ao conselho do Tribunal de Contas do Município (TCM) surtiu efeito.

Líder da oposição na Casa, Alan Sanches (União Brasil) tinha ameaçado judicializar a votação, querendo que só acontecesse após toda a tramitação legal. O governo queria fazer a votação antes do carnaval.

Aline Peixoto, a candidata que o governo quer emplacar, tem formação em enfermagem. Ela é esposa do ex-governador e ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).

De acordo com o artigo 94 da Constituição baiana, para assumir a função de conselheiro do TCM é preciso ter “notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos, financeiros ou de administração pública, com mais de dez anos de exercício de função ou atividade profissional, que exija os conhecimentos mencionados”.

“Não temos nada pessoal contra ela, estamos olhando pela letra da lei, que precisa ser cumprida”, defende Alan Sanches.

O nome da oposição para a eleição do TCM é Tom Araújo (União Brasil), que ganhou adesão do ex-deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos) neste sábado (11). Nilo desistiu de concorrer ao cargo para fazer oposição a Aline Peixoto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp