Política

Antônio Rueda pedirá investigação contra Luciano Bivar no STF após incêndio; entenda

Divulgação
O presidente do União Brasil, Antônio Rueda, pedirá ao STF que Luciano Bivar seja investigado por suposta ação em incêndios  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Davi Lemos

por Davi Lemos

[email protected]

Publicado em 12/03/2024, às 17h57


FacebookTwitterWhatsApp

O advogado de Antônio Rueda (União Brasil), Paulo Catta Preta, afirmou, nesta terça-feira (12), que pedirá ao Supremo Tribunal Federal (STF) que abra procedimento de investigação contra o ex-presidente da sigla, Luciano Bivar (PE). A suspeita é que o parlamentar esteja envolvido nos incêndios ocorridos nas casas do presidente eleito da sigla, Antônio Rueda, e da irmã dele, Maria Emília Rueda, que é tesoureira do partido.

Catta Preta afirmou a jornalistas que já havia protocolado um pedido de investigação à Polícia Civil contra Bivar devido a ameaças contra a integridade física de Rueda e de seus familiares.

O pedido de representação criminal foi enviado para análise e autorização do STF em virtude da imunidade parlamentar de Bivar. Ainda não há resposta da Corte sobre o caso, que está sob a análise do ministro Nunes Marques.

“Embora não se possa dizer categoricamente a autoria desses incêndios, há indícios que não se pode negligenciar. Quando alguém sofre um atentado, é muito natural que a primeira suspeita seja contra quem vem ameaçando, sistematicamente, há 10 dias. Isso não é uma conclusão do direito, mas da lógica”, afirmou Catta Preta à imprensa.

O advogado de Rueda acionou medidas cautelares para assegurar a sua segurança e a sua família, mas Bivar não sofreu nenhuma restrição de aproximação ou contato. “Ele [Antônio] está aterrorizado e atemorizado com o nível de escalada da violência política. Se inicia com ameaças que se repetem e, agora, há esses dois incêndios que escalam a crise”, relatou o advogado.

Outro lado

O deputado federal Luciano Bivar também se pronunciou em conversa com jornalistas. “Não tem prova. Não tem evidência. Não tem nada”, disse. O parlamentar sustentou que suas ameaças não se referiam a acabar com a vida de Rueda, mas com sua vida política do presidente do União Brasil. Ele também disse que se Rueda o processar criminalmente por conta dos incêndios, processará o novo presidente da sigla por danos morais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp