Política

Após constrangimentos, Marcinho Oliveira deixa a liderança do União Brasil

BNews
Em movimento dúbio, o deputado participou de eventos ao lado do governador Jerônimo Rodrigues  |   Bnews - Divulgação BNews
Cíntia Kelly

por Cíntia Kelly

[email protected]

Publicado em 21/02/2024, às 20h31 - Atualizado às 20h44


FacebookTwitterWhatsApp

Depois do desgaste causado por sua proximidade com o governo, Marcinho Oliveira perdeu a liderança do União Brasil, na Assembleia Legislativa da Bahia.

Após reunião da bancada de oposição na tarde desta quarta-feira (21), os colegas resolveram limar Marcinho do posto. Ele deve assumir a corregedoria, no lugar de Sandro Regis, que será o novo líder do União.

A reunião aconteceu na sala da minoria sem a participação de Marcinho. A informação é a de que o deputado está em viagem ao exterior. O BNews tentou contato com o parlamentar, mas sem êxito.

A justificativa para a troca no comando é a de que há rodízio feito anualmente. No entanto, é praxe o líder partidário ficar na função, no mínimo, por dois anos.

A saída de Marcinho da liderança do União Brasil tem como pano de fundo a aproximação dele com o governador Jerônimo Rodrigues, a ponto de o parlamentar ficar lado a lado com o petista em inauguração de obras nas cidades em que teve votação expressiva.

As cenas - longe de serem raras - causavam constrangimento aos deputados do União, partido adversário do PT na Bahia. Não custa lembrar que Jerônimo impôs derrota a ACM Neto, nas eleições de 2022.

Marcinho tem ligação forte com o líder do União na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento.

Não à toa, ele é considerado um dos integrantes da BEN, em referência à bancada de Elmar Nascimento na ALBA. Além dele, outros quatro deputados fazem parte do 'bloco'. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp