Política

Augusto Vasconcelos exalta investimento federal em segurança na Bahia e faz cobrança à Prefeitura; confira

Domingos Júnior/BNews
Vereador fez coro por convergência de esforços entre todos os entes federativos  |   Bnews - Divulgação Domingos Júnior/BNews
Edvaldo Sales e Eduardo Dias

por Edvaldo Sales e Eduardo Dias

[email protected]

Publicado em 30/05/2023, às 16h12


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador de Salvador, Augusto Vasconcelos (PCdoB) comentou a visita do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, na segunda-feira (29) e o anúncio de investimentos para a Bahia. Na oportunidade, o edil fez uma cobrança para que haja uma  convergência de esforços entre todos os entes federativos para tratar do assunto. 

"Segurança pública é um assunto muito sério e exige convergência de esforços entre todos os entes federativos. Porque Salvador prometeu uma cidade com 3 mil guardas municipais e tem apenas 1.200? A cidade é uma das poucas capitais do Brasil que não têm um plano de segurança, não tem um conselho municipal de segurança e não foi criado um fundo. O resultado disso é que Salvador fica de fora dos recursos dos editais do Ministério da Justiça. Que bom que temos na pasta um cidadão republciano, que tem uma característica democrata, de acolher todas as cidades”, afirmou o parlamentar.

Vasconcelos exaltou as falas de Dino durante a visita à capital baiana, rebateu críticas de opositores e defendeu que o Governo do Estado aperfeiçoe seus mecanismos de segurança, com melhoria de equipamentos e pessoal.

O ministro Flávio Dino tem tido uma capacidade extraordinária de tratar o tema da segurança de modo holístico, porque segurança não é apenas policial, é educação, esporte e cultura, enfrentamento da pobreza e distribuição de renda. Ele fez um ato importante de entrega de equipamentos que vai ajudar a segurança em nosso estado. É evidente que nós achamos que o Governo do Estado precisa também aperfeiçoar os seus mecanismos de segurança e ninguém aqui está desconsiderando a necessidade de melhorar a segurança da Bahia. Mas é necessário que a capital, que em especial é o local com maior índice de criminalidade, também adote medidas para enfrentar a violência, pontuou.

“E essas medidas, infelizmente, não têm sido implementadas pela prefeitura. Eu espero que a gente chegue a um entendimento comum na pauta da segurança, que ela precisa ser tratada de maneira muito séria para que nós tenhamos não um tratamento de disputa políticas, mas sim um compromisso coletivo para que estados, municípios e a união enfrentem esse problema que é gravíssimo em todo o país. Eu acredito na atuação do ministro Flávio Dino, da secretaria de Segurança pública, espero que tenha a sensibilidade da prefeitura para que a gente possa tratar dessas questões e enfrentar de maneira mais adequada o problema da violência”. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp