Política

Bafafá da Fiesp: Presidente de sindicato poderoso é acusado por discurso machista e misógino

Everton Amaro/Fiesp
Fiesp vive dias tensos, com tentativa de derrubada do atual presidente, e, agora, nova polêmica por discurso machista  |   Bnews - Divulgação Everton Amaro/Fiesp

Publicado em 11/11/2022, às 10h35   Cadastrado por VD


FacebookTwitterWhatsApp

Mais uma treta explodiu nos bastidores da Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, uma confusão explodiu após uma fala de Synésio Batista, presidente do Sindicato da Indústria de Brinquedos, feita na reunião de diretoria de segunda-feira (7), um encontro destinado a lavar a roupa suja entre o atual presidente da entidade e seus adversários.

Josué Gomes da Silva, atual presidente, vem enfrentando forte pressão para renunciar o cargo. Segundo a coluna, Synésio afirmou que é "um comprador de champanhe de mulher que se separa do marido. Recebo as cotações e compro tudo que posso porque o preço é a metade, por causa da raiva. Aí tem uma razão. Uma razão lógica. Foi flagrado o cara com uma garota de 24 HP e então ela se rebelou".

As falas machistas do sindicalista industrial viraram motivo de confusão. Três mulheres que integram o conselho da Fiesp assinaram representação exigindo repúdio da direção da entidade alegando que Synésio Batista comparou mulheres a veículos automotivos e ofendeu a todas.

Além disso, as conselheiras pedes que o vídeo com a fala do dirigente patronal seja enviada ao Ministério Público Estadual "para apuração de eventual conduta delituosa".

As conselheiras em questão são Marta Suplicy, a vice-presidente do conselho superior feminino, Grácia Fragalá, e a desembargadora Maria Cristina Matiolli, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp