Bahia

Rosemberg acredita em avanço para o fim da greve dos professores das universidades estaduais

[Rosemberg acredita em avanço para o fim da greve dos professores das universidades estaduais]
15 de Maio de 2019 às 11:10 Por: Divulgação/Aduneb Por: Redação BNews 0comentários

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou que o interesse do Governo do Estado é manter uma mesa permanente de negociação, inclusive após o fim da greve dos professores das universidades estaduais. 

As instituições que estão com docentes em greve são a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). A paralisação começou no dia 9 de abril. As quatro instituições têm quatro mil professores. Cerca de 50 mil estudantes são afetados com as paralisações.

Para o deputado, ao longo da paralisação, o governo acenou com avanços consideráveis, apesar da difícil situação financeira, causada pela crise na economia do país. “É bom frisar que, mesmo com a crise nacional, a Bahia mantém suas contas em dia e nunca atrasou salários dos servidores. Por outro lado, não podemos perder de vista os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal”, ressaltou Rosemberg.

O parlamentar afirma também que a Bahia é um dos três estados que mais investem em educação no país. Em dez anos, as aplicações no setor subiram de cerca de R$ 550 milhões (2008) para, aproximadamente, R$ 1,35 bilhão (2018).

Por meio decisão judicial, foi derrubada uma liminar que garantia o pagamento dos salários de professores. Em nota, o governo disse que o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) decidiu pela legalidade dos descontos. O corte no ponto dos dias não trabalhados foram autorizados pela desembargadora Márcia Borges, no dia 7 de maio.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Leia os termos de uso

jusnews

Na Sombra do Poder

Eduardo Entrevista

Mais Lidas