Política
Publicado em 17/11/2022, às 15h29 - Atualizado às 15h35 Cadastrado por Yuri Abreu
O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ganhou o apoio de um dos principais chefes de Estado da Europa, nesta quinta-feira (17), para a realização da 30ª edição da Conferência do Clima (COP), realizada pela ONU, prevista para ocorrer em 2025, na Amazônia.
Na manhã de quarta-feira (16), o petista - que está no Egito, onde acontece a COP27 - tinha anunciado que faria um pedido especial para o secretário-geral da entidade, António Guterres, de olho justamente no evento de daqui a três anos. A declaração de Lula foi dada durante o evento "Carta da Amazônia - uma agenda comum para a transição climática".
"Vamos falar com o secretário geral da ONU para que a próxima COP seja feita no Brasil, na Amazônia. Acho importante que as pessoas que defendem a Amazônia conheçam a região e a realidade concreta", afirmou Lula, na oportunidade.
Hoje, em uma rede social, o presidente da França, Emmanuel Macron, que teve rusgas com o presidente Jair Bolsonaro (PL) - adversário de Lula nas eleições de outubro -, declarou apoio à iniciativa do petista em realizar a COP 30, na Amazônia. O local ainda será definido, mas deve ocorrer ou no estado do Pará ou do Amazonas.
"O Brasil está de volta em uma estratégia amazônica! Apoio a iniciativa do Presidente @LulaOficial de uma COP na Amazônia. Nós precisamos disto. A França também continuará a se comprometer com isso", escreveu Macron, no Twitter.
Le Brésil est de retour dans une stratégie amazonienne ! Je soutiens l’initiative du Président @LulaOficial d'une COP en Amazonie. Nous en avons besoin. La France continuera elle aussi de s’y engager.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) November 17, 2022
Ver essa foto no Instagram
Classificação Indicativa: Livre
Top dos Tops
Qualidade Stanley
Qualidade JBL
Lançamento com desconto
Imperdível