Política

BNews em Brasília: Força Nacional marca presença em Brasília; assista

Daniela Pereira / BNews
Na manhã desta quarta-feira (11), o BNews registrou a tropa da Força Nacional em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF)  |   Bnews - Divulgação Daniela Pereira / BNews
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 11/01/2023, às 09h48 - Atualizado às 09h49


FacebookTwitterWhatsApp

Após aprovação do decreto legislativo (PDL 1/2023) pela Câmara dos Deputados e Senado, de autoria do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que pediu intervenção federal na área de segurança pública do Distrito Federal, a Força Nacional marca forte presença em Brasília nesta quarta-feira (11). O decreto foi promulgado nesta terça (10) e publicado em edições extraordinárias do Diário do Congresso Nacional e do Diário Oficial da União. 

Na manhã desta quarta-feira (11), o BNews registrou a tropa organizada em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), um dos principais alvos dos terroristas no ataque antidemocrático, ocorrido no último domingo (08).

Por causa do nível de destruição, o acesso à Corte ainda é limitado, e o local segue cercado por gradil. As vidraças quebradas evidenciam a fúria dos bolsonaristas durante o ataque.

De acordo com decreto do presidente, a intervenção militar terá duração de 30 dias podendo ser prorrogada caso haja necessidade.

Veja mais imagens da Força Nacional marcando presença em Brasília.

Como medida para garantir a ordem na capital federal e evitar novos ataques na Praça dos Três Poderes, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, decretou a prisão do secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, e do comandante geral da Polícia Militar (PMDF), coronel Fábio Augusto.

A intervenção federal está prevista no artigo 34 da Constituição, e o decreto que a estabelece deve ser submetido à apreciação do Parlamento. Durante sua vigência a Constituição não pode ser emendada. Os congressistas, que estavam em recesso legislativo, foram convocados extraordinariamente ainda domingo pelo presidente do Congresso.

*A repórter viajou para Brasília para acompanhar o desdobramento após ataques terroristas na capital federal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp