Política

Bolsonaro é multado pelo TSE por atitude polêmica em 2022; entenda

Reprodução / TV Brasil
Walter Braga Neto também foi multado; tribunal também pediu que ex-presidente comprove gastos com o Bicentenário  |   Bnews - Divulgação Reprodução / TV Brasil

Publicado em 28/07/2023, às 19h54   Cadastrado por Tácio Caldas


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro Benedito Gonçalves, corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) e o então candidato a vice-presidente nas eleições federais de 2022, Walter Braga Netto, paguem uma multa de R$ 55 mil cada.

Tanto Bolsonaro quanto Braga Netto foram multados após o tribunal considerar que eles descumpriram uma decisão para excluir das redes sociais algumas propagandas eleitorais que continham materiais com imagens do então presidente e candidato à reeleição, tiradas em eventos do Bicentenário da Independência.

Além disso, o magistrado requisitou que ambos apresentem como foram efetuados os gastos nas comemorações do Bicentenário da Independência, referindo-se aos eventos realizados tanto em Brasíliaquanto no Rio de Janeiro. Vale lembrar que ambos estão sendo investigados em ações do TSE por abuso de poder político e uso indevido de comunicação.

Bicentenário

De acordo com o Metrópoles, os gastos do governo federal na celebração do Bicentenário da Independência do Brasil, ocorrido no último dia 7 de setembro de 2022, em Brasília, ultrapassaram as despesas das últimas quatro festas juntas. Ao todo foram gastos, ao menos, R$ 4 milhões para o desfile realizado no referido ano.

Todo esse valor é referente a cinco contratos fechados para a realização da cerimônia, contudo, os custos delas ainda podem ser maiores, uma vez que esses dados não estão incluindo as despesas com as Forças Armadas, que disponibilizaram veículos carros para o desfilo.

Vale lembrar que as festas de comemoração da Independência do Brasil de 2020 e 2021 foram canceladas por causa da incidência da então pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) e que perdurou até o início de 2022.

Assista ao Radar BNews desta sexta-feira (28):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp