Política

Bolsonaro já está registrado como inelegível no cadastro eleitoral

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Nome do ex-presidente já consta no banco de dados onde estão reunidas as principais informações do histórico dos eleitores brasileiros  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 01/07/2023, às 11h35   Cadastrado por Tácio Caldas


FacebookTwitterWhatsApp

Momentos depois que a votação que tornou o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) inelegível foi encerrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o nome do ex-chefe do poder executivo federal foi incluído no cadastro eleitoral. O sistema é um banco de dados onde consta as informações dos mais de 156 milhões de eleitores aptos a votar e serem votados no Brasil. As informações foram divulgadas inicialmente pelo jornal O Globo.

Neste sistema estão reunidas as principais informações do histórico dos eleitores brasileiros, como a situação eleitoral do título, questões relacionadas ao comparecimento às urnas, além de detalhes sobre as justificativas eleitorais e também relacionadas à inelegibilidade do cidadão determinada pela justiça. Este último, por exemplo, é o caso de Bolsonaro.

Na última sexta (30), o TSE encerrou o processo sobre a inelegibilidade do ex-presidente e, por cinco votos contra dois, decidiu tornar Jair Messias Bolsonaro (PL) inelegível pelos próximos oito anos. Com essa decisão, o ex-chefe do poder executivo brasileiro não poderá participar das eleições, em qualquer nível, até o ano de 2030, quando a punição Bolsonaro cessará.

Vale lembrar que a ação que tornou o ex-presidente inelegível foi protocolada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). O partido acusou o ex-presidente de ter cometido abuso de poder político, além de ter utilizado indevidamente dos meios de comunicação durante a realização de uma reunião com embaixadores em julho de 2022.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp