Política

Bolsonaro posta e apaga fake news questionando eleição de Lula

Marcello Casal Jr/Agência Brasil - Reprodução / Facebook
Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil - Reprodução / Facebook

Publicado em 11/01/2023, às 07h12   Redação



O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) compartilhou uma postagem mentirosa em que diz que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi eleito pelo povo, e sim escolhido pelo serviço eleitoral junto de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A publicação feita na noite de terça-feira (10) viralizou rapidamente nas redes sociais, mas foi apagada pouco depois.

Legitimamente, Lula foi eleito com 60.345.999 votos, o que representa 50,9%, contra os 58.206.354 votos em Bolsonaro que resulta em 49,1%. O post feito por Bolsonaro era trecho de uma entrevista de Felipe Gimenez, procurador do estado do Mato Grosso do Sul, apoiador declarado de Bolsonaro. Na frase mentirosa, Gimenez afirmou que não houve transparência na apuração das urnas eletrônicas e que não é possível ver a contagem dos votos.

Bolsonaro que viajou para os Estados Unidos faltando dois dias para concluir seu mandato, responde a dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF) por mentiras contadas ao longo de quatro anos de mandato na Presidência, um informações falsas sobre o processo eleitoral.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp