Política

Brasil fica de fora de parceria por florestas na COP27

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Composta por 26 países e a União Europeia, a iniciativa foi anunciada na COP 27 e propõe verificar os avanços na conservação das florestas  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 09/11/2022, às 06h47   Cadastrado por Daniela Pereira



Apesar de abrigar a maior floresta tropical do planeta, o Brasil ficou de fora da Parceria de Líderes para Floresta e Clima. Composta por 26 países e a União Europeia, a iniciativa foi anunciada na COP 27 e propõe verificar os avanços na conservação das florestas.

De acordo com a Folha de São Paulo, a indicação dos países que compões a Parceria tem ligação direta com o cumprimento dos acordos selados na Declaração de Florestas, que foi anunciada na COP26. No caso, o Brasil havia se comprometido em “trabalhar conjuntamente para frear e reverter a perda de floresta e a degradação do solo até 2030".

Mas na prática a situação é outra. Apesar de abrigar a maior floresta tropical do planeta, o Brasil também lidera em derrubada e desmatamento.

Em nota enviada à Folha, o Itamaraty, afirmou que não houve adesão do Brasil à nova parceria porque há foros melhores e mais ambiciosos. "Embora tenha aderido à Declaração de Florestas lançada pelo Reino Unido informalmente em evento paralelo na COP26 em Glasgow, não consideramos que esta nova iniciativa na COP27 –o FCLP– ofereça o melhor formato para tratar das necessidades dos países em desenvolvimento", afirma.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp