Política

Brasil "voltou à normalidade" com Lula após populismo mentiroso” de Bolsonaro, diz revista

Domingos Júnior/BNews
O periódico inglês “The Economist” ainda recebeu a premiação de “País do Ano de 2023”  |   Bnews - Divulgação Domingos Júnior/BNews
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 24/12/2023, às 11h44


FacebookTwitterWhatsApp

A revista The Economist elegeu o Brasil como um dos destaques no cenário mundial em 2023. De acordo com a publicação, o país “voltou à normalidade” no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) depois de deixar para traz o “populismo mentiroso” de Jair Bolsonaro (PL), que governou de 2019 a 2022.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

“Jair Bolsonaro, que espalhou teorias conspiratórias divisivas, mimou policiais violentos, apoiou agricultores que incendiaram florestas tropicais, recusou-se a aceitar a derrota eleitoral e encorajou seus devotos para tentar uma insurreição”, disse a revista, fazendo referência aos atos golpistas ocorridos no dia 8 de janeiro, em Brasília.

Bolsonaro deixou o Brasil com destino aos Estados Unidos no final de dezembro de 2022 depois de não conseguir se reeleger como presidente. Ele permaneceu no país norte-americano até final de março. Desde então, o ex-presidente passou a ser investigado pela Polícia Federal por ter incitado os atos ocorridos na capital federal.

A The Economist ainda elogiou o Brasil como um dos países vencedores da premiação de “País do Ano de 2023”, ao lado de Polônia e Grécia. A primeira colocação ficou com a Grécia. A justificativa dada foi que apesar da volta a normalidade, o Brasil teve um 2023 marcado pela relação de com Vladimir Putin e Nicolás Maduro, presidentes de Rússia e Venezuela, respectivamente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp