Brasil

Conheça o baiano que tenta ser o primeiro governador brasileiro nos EUA

Reprodução
Orlando chegou aos EUA ainda muito jovem, aos 15 anos  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 04/05/2021, às 08h44   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Um baiano nascido em Vitória da Conquista, na região sudoeste, pode ser o primeiro brasileiro a ser eleito governador nos EUA. Orlando Silva, de 44 anos, vai concorrer ao governo de Massachusetts em novembro de 2022. As informações são do O Globo.

A história do empresário do ramo de manutenção de tubulações de aquecedores e aparelhos de ar-condicionado se parece com a de milhares de brasileiros que deixam sua terra em busca de uma melhor condição de vida além das fronteiras.

Orlando chegou aos EUA ainda muito jovem, aos 15 anos, acompanhando uma irmã mais velha. No novo país, trabalhou, estudou, casou-se com uma brasileira e teve duas filhas, mas só conseguiu a cidadania americana no ano passado, período em que se filiou ao Partido Democrata e votou pela primeira vez. 

Para levar a candidatura adiante, o baiano vai precisar de pelo menos 10 mil assinaturas de apoio ao seu nome. Para isso, pensa em trabalhar em duas campanhas paralelas: uma voltada para os brasileiros, outra para os americanos e imigrantes. Estima-se que, em Massachusetts, há pelo menos 65 mil brasileiros.

“Percebo que não existe uma pessoa que represente o nosso povo aqui e diga que merecemos respeito. Nós, brasileiros, fizemos muito pelo estado, com a nossa força de trabalho”, afirmou Silva.

Ele espera que os conterrâneos possam atuar como seus cabos eleitorais, apresentando suas propostas para mais pessoas. Entre uma das suas promessas, está a de sugerir que imigrantes tenham mais direitos.

"A comunidade brasileira vai ser uma grande ajuda. O brasileiro estará limpando uma casa e dizendo: 'Olha, dê uma olhada no que esse rapaz tem a oferecer'", completou o baiano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp