Política

Bruno Reis e Lula: Tinoco diz que encontro reforça tese de ACM Neto; entenda

Foto: Joilson César/BNews
Claudio Tinoco é vereador de Salvador e comentou encontro entre Bruno Reis e Lula em Brasília  |   Bnews - Divulgação Foto: Joilson César/BNews

Publicado em 07/03/2023, às 09h59   Daniela Pereira e Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil) viajou até Brasília para reunião da Frente Nacional de Prefeitos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A imagem dos dois juntos deu o que falar, principalmente por conta do sorriso largo de Bruno na foto.

Nas últimas eleições, Bruno Reis declarou voto a Ciro Gomes (PDT) no primeiro turno e não revelou sua opção no segundo turno. Seu líder político, ACM Neto (União Brasil), foi derrotado na eleição para o governo do Estado e não apoiou nenhum nome, apesar de receber acenos de João Roma (PL) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno. Ciro Gomes tentou o apoio de Neto no primeiro turno, mas não conseguiu.

Vereador de Salvador e ex-secretário municipal de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco (União Brasil) afirmou que a imagem de Bruno Reis e Lula reforça a tese defendida por ACM Neto durante a campanha eleitoral. Ele afirmava que iria governar com qualquer que fosse o presidente. Jerônimo Rodrigues (PT) acabou vencedor da eleição e é o governador da Bahia.

"Se a gente retormar até setembro, outubro de 2022, esse encontro de Burno com Lula poderia ser de ACM Neto com Lula e acho que o sorriso seria o mesmo. Esse encontro de Bruno com Lula é a comprovação do que Neto defendia em 2022, de que independente de quem fosse o presidente da República ele saberia governar", disse Tinoco. 

O vereador afirmou que a imagem entre Lula e Bruno carrega uma simbologia política de que os homens públicos à frente de seus mandatos precisam dialogar em prol de uma convivência política em prol da população.

Na conversa com Lula, Bruno Reis falou, principalmente, sobre transporte público. “Explicamos ao presidente que o sistema de transporte está falido, que a tarifa não remunera mais o sistema. Ouvimos dele que precisávamos ter criatividade para enfrentar esse assunto, que a gente debatesse e buscasse alternativas para isso”, afirmou o prefeito da capital baiana.

Ainda no encontro com Lula, os prefeitos destacaram a importância de preservar tributos municipais, principalmente o ISS, no âmbito da reforma tributária. “É isso que faz com que os municípios tenham condições de resolver as demandas do dia a dia dos cidadãos”, explicou o chefe do Executivo soteropolitano.

“Com o presidente Lula, tratamos também da criação do Conselho Federativo, essa entidade na qual terão assentos prefeitos, governadores e o governo federal”, acrescentou Bruno. Em janeiro, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, anunciou a criação do Conselho da Federação, que reunirá associações de representação de municípios – entre elas a FNP – os chefes de Executivo estaduais e o presidente da República.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp