Política

Bruno Reis explica desapropriação de terreno ao lado da Casa Branca; assista

Reprodução/BNews
Terreno foi alvo de uma briga na Justiça por conta de uma construção de um prédio de cinco andares feito de forma irregular  |   Bnews - Divulgação Reprodução/BNews
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 22/04/2024, às 13h48 - Atualizado às 13h50


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), explicou os motivos de ter decretado a desapropriação de um terreno que fica ao lado do terreiro da Casa Branca (Ilê Axé Iyá Nassô Oká), região da Vasco da Gama. 

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município, na última sexta-feira (19), e determina que o espaço tenha finalidade cultural, com "objetivo de agregar o espaço do Terreiro Casa Branca, tombado Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)”.

“Ali foi uma invasão que foi feita. Uma área que é tombada pelo Iphan. Está comprometendo os projetos e o terreiro mais antigo de Salvador. Foi uma demanda do terreiro que nós desapropriássemos para indenizar as benfeitorias. Então baixamos o decreto de desapropriação, agora vamos chamar o proprietário, discutir o valor, indenizar e demolir aquela estrutura deixando ela totalmente disponível para o terreiro, resgatando e valorizando a história desse que é o primeiro terreiro de Salvador”, disse.

Recentemente, o terreno foi alvo de uma briga na Justiça por conta de uma construção de um prédio de cinco andares ser construído no local de maneira irregular e ameaçar o terreiro. Pelo fato de o terreiro Casa Branca ser tombado, qualquer construção em seu entorno precisaria e autorização do Iphan, o que não ocorreu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp