Política

BYD pode ter fábrica na Bahia mesmo sem acordo para ocupar complexo da Ford

Ford/Divulgação
Governador da Bahia apontou uma política de incentivo também para a compra de automóveis elétricos no país  |   Bnews - Divulgação Ford/Divulgação
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 14/04/2023, às 10h31


FacebookTwitterWhatsApp

Ao que tudo indica, a fabricante chinesa de veículos elétricos e híbridos BYD irá se instalar na Bahia, mesmo que não haja acordo para ocupar as instalações da antiga Ford, em Camaçari.

Segundo informações da agência Reuters, integrantes da comitiva do presidente Lula (PT) na China, apontam que, o objetivo do grupo é se instalar em terras baianas, mesma que seja preciso construir uma nova fábrica. "Eles apontaram que às vezes a adaptação de um site é mais demorada do que fazê-lo do zero", disse uma das fontes, mencionadas pela Reuters.

Para viabilizar a vinda da montadora, integrantes da comitiva teriam oferecido novos incentivos, incluindo um terreno para a empresa, em meio a negociações paralisadas para assumir o complexo fechado em Camaçari.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), que também integra a comitiva, apontou tratativas para uma política de incentivo também para a compra de automóveis elétricos no país.

“Eu já havia me reunido com a empresa aqui na China, quando tratamos dos incentivos estaduais para a entrada dessa fábrica em nosso estado. Hoje, junto com Lula, tratamos dos incentivos federais para viabilizar esta instalação. O presidente pediu para que a empresa formalize o pedido de apoio, para que o Governo Federal possa pensar uma política nacional de estímulo à compra de carros elétricos”, explicou o governador da Bahia.

No último domingo (9), Jerônimo Rodrigues visitou duas linhas de produção da fabricante chinesa. A primeira, na cidade de Hangzhou, produz ônibus 100% elétricos, e a segunda, na cidade de Chengzhou, carros de passeio com a mesma tecnologia. Juntas, as unidades fabricam mais de 400 mil veículos por ano e empregam mais de 9.200 pessoas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp