Política

Câmara aprova projeto da nova reforma do Ensino Médio

Reforma do ensino médio - Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Após aprovado, projeto segue para aprecisção no Senado  |   Bnews - Divulgação Reforma do ensino médio - Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Publicado em 21/03/2024, às 07h24   Rebeca Silva


FacebookTwitterWhatsApp

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto que modifica a reforma do ensino médio, estabelecendo novas regras para essa etapa escolar no país. O governo cedeu em algumas negociações para evitar grandes alterações no texto original. O principal recuo diz respeito à flexibilização da carga horária obrigatória do currículo comum para os estudantes que optam por fazer cursos profissionalizantes.

Segundo informações da Folha de São Paulo, antes, o currículo geral previa 2.400 horas obrigatórias, mas agora foi reduzido para 1.800 horas para os alunos que escolherem cursos técnicos. Além disso, houve mudanças em relação ao espanhol como segunda língua obrigatória, tornando-a preferencial, e também houve a possibilidade de implementação de educação a distância no ensino médio.

Para completar a carga total nos três anos, os alunos terão de escolher uma área para aprofundar os estudos com as 600 horas, escolhendo umas das seguintes disciplinas: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ou ciências humanas e sociais aplicadas.

O ministério também aceitou uma mudança no projeto no que diz respeito à possibilidade da realização da educação a distância no ensino médio.

Em contramão da proposta inicial do Executivo, o texto aprovado prevê, a formação via "mediação por tecnologia" em alguns casos, o que não quer dizer que necessariamente tratará de uma aula gravada, com a ausência do professor do outro lado do vídeo, mas que abre margem para o ensino à distância. O MEC, porém, deverá regulamentar essa questão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp