Política

Candeias: Saiba como escolha do pré-candidato pode rachar Federação PT, PV e PcdoB na cidade

Divulgação
Candeias vive embrólio nas eleições municipais de 2024  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Luana Neiva

por Luana Neiva

[email protected]

Publicado em 31/03/2024, às 06h30


FacebookTwitterWhatsApp

Com a chegada das eleições municipais, a cidade de Candeias, localizada na Região Metropolitana de Salvador, vem vivendo um imbróglio na escolha do pré-candidato à prefeitura do município representado pela Federação PT, PV e PCdoB. A situação vem repecurtindo, após o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Éden Valadares apoiar o nome da vice-prefeita, Marivalda da Silva, enquanto o Partido Verde ter lançado a pré-candidatura do vereador Sílvio Correia, que já conta com o apoio do PCdoB local, formando maioria dentro da Federação.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Em entrevista ao BNews, o secretário Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer em Lauro de Freitas, Uilson de Souza, e o presidente do Partido Verde na Bahia, Ivanilson Gomes, detalharam os trâmites na região.

De acordo com o secretário, o PCdoB e o PV têm uma posição de uma candidatura e o PT tem de outra. "O diálogo é para que cada força possa ocupar o seu espaço nas diversas cidades da federação. Inclusive o Éden faz parte desse diálogo com o presidente estadual do PCdoB e do PV. Ele tá apresentando a posição do PT, o que é tranquilo, não é anormal".

Já o presidente do PV, ressaltou que a Federação Estadual abriu uma discussão a respeito de Candeias, onde entende que quem tiver melhor situado nas pesquisas deve de fato representar a Federação. "Silvio é um nome preparado, que teve experiência como presidente da Câmara. Já Marivalda é vice-prefeita e a Federação Estadual trabalha para o entendimento de ambos, já que só pode ter uma candidatura, para que a gente possa vencer as eleições em Candeias".

"Eu penso que a Federação Estadual agora não impõe nenhuma decisão para nenhum município, ela é demandada por algum conflito e a gente se posiciona. Então, como eu disse, a candidatura dele [Sílvio] é legítima. Uma pré-candidatura que ele já vinha trabalhando há muito tempo. Ele foi quem liderou esse processo da campanha de Jerônimo em Candeias", continuou Ivanilson Gomes.

Ainda de acordo com o secretário de Lauro de Freitas, as discussões acerca das candidaturas no munícipio passa uma impressão de 'anormalidade', pelo fato do presidente estadual do PT apresentar uma opinião direta sobre a pré-candidata. "Não é algo anormal. Isso também não faz com que a posição dele seja uma antecipação da posição da Federação. Porque a Federação ainda não foi acionada sobre esse assunto. Quando não há unidade no município, a definição desse processo fica sobre a Federação estadual", finalizou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp