Política

Carlos Jordy continua na liderança da oposição na Câmara; entenda

Crédito: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Jordy foi reconduzido ao cargo nesta quarta-feira (24)  |   Bnews - Divulgação Crédito: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Luana Neiva

por Luana Neiva

[email protected]

Publicado em 24/01/2024, às 17h09



O deputado Carlos Jordy (PL-RJ) após ser alvo de busca e apreensão na Operação Lesa Pátria, foi reconduzido à liderança da oposição na Câmara dos Deputados. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (24).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O deputado Filipe Barros (PL-PR) estava sendo cotado para assumir a liderança da oposição na Casa. Porém, os parlamentares entenderam que reconduzir Jordy ao cargo seria um 'recado político'.  
“A oposição toda concorda que, ainda que tivesse um processo de transição acontecendo para uma nova liderança do deputado Filipe Barros, com o qual todos nós conversamos e ele mesmo disse que estava de acordo com esta decisão, que o deputado Carlos Jordy permaneça como líder da oposição. Conta com toda a nossa confiança”, afirmou o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS).

O anúncio foi feito depois de uma reunião dos parlamentares que alegaram que os ministros têm cometido excessos e invadido prerrogativas do Legislativo e cobram uma ofensiva dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), contra a Suprema Corte.

O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), segundo vice-presidente da Câmara, afirmou que o grupo vai se reunir com os presidentes das duas casas e líderes de todos os partidos em busca de uma união em defesa às prerrogativas do Judiciário.

“Para que não digam que é um assunto da oposição, há exageros contra a oposição e contra governistas, um desequilíbrio entre os Poderes, e requer ordem democrática para que o Congresso não seja desrespeitado por outro poder”, afirmou ele. 

“Buscaremos os demais líderes, de oposição e situação, para exigir respeito aos deputados, a seus ambientes e a suas dependências. Tenho certeza de que o episódio encerrará essa situação e colocaremos limite a tudo o que está acontecendo, principalmente com ajuda dos presidentes Lira e Pacheco, que não faltarão com o Congresso Nacional”, cobrou o deputado. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp